Os trios e carros de apoio que estarão presentes nos circuitos oficiais do Carnaval 2011 vão ser abastecidos com B50, desenvolvido pela Petrobrás. O uso do combustível foi liberado pela Prefeitura do Salvador através da Superintendência do Meio Ambiente (SMA).

Por ter na composição cotas de não poluentes, o biodiesel diminui a emissão de gases nocivos ao meio ambiente, contribuindo no combate ao aquecimento global. “Com esse combustível o ar fica mais leve e puro e, efetivamente, as pessoas passam a ter mais saúde”, destaca o chefe do Setor de Ciência e Tecnologia em Meio Ambiente da SMA, Carlos Alberto Querino, que informou ainda que, em breve, o combustível B50 será utilizado em caminhões, vans e ônibus dos serviços públicos da capital baiana.

biodiesel que será usado em Salvador será proveniente de mamona, soja, amendoim e girassol, dentre outras oleaginosas e trará benefícios nas áreas de transporte e geração de energia elétrica. O B50 apresenta ainda muitas vantagens ambientais, entre elas a diminuição das emissões de gás carbônico (CO2), ausência de enxofre e menor geração de partículas poluentes.