TÍTULO: Análise do perfil de ácidos graxos e pigmentos em biomassa de microalgas cultivadas na região sudeste visando à produção de biodiesel e betacaroteno

AUTORES: Maria Isabel Ribeiro Alves (LAMES/UFG, belribeiroalves@gmail.com), Aline Terra Soares (LAMES/UFG, alineterras1@hotmail.com), Dayane Cristina Costa (LAMES/UFG, dayanecristina_3@hotmail.com), Jair Gonzales Marques Júnior (LAMES/UFG, air31@gmail.com), Armando Augusto Henrique Vieira (UFSCar, ahvieira@power.ufscar.br), Valéria Oliveira Fernandes (LATEAC/UFES, valeriaeufes@yahoo.com.br), Nelson Roberto Antoniosi Filho (LAMES/UFG, nelson@quimica.ufg.br)

RESUMO: O interesse no cultivo de microalgas para a produção de biodiesel está associado, principalmente, à elevada produtividade lipídica num curto período de tempo e ao perfil de ácidos graxos produzidos pelas diferentes espécies de microalgas. As propriedades físico-químicas do biodiesel estão relacionadas com a composição de ácidos graxos da matéria prima graxa utilizada. Além disso, as microalgas representam uma valiosa fonte natural de novos compostos bioativos com benefícios terapêuticos e elevado potencial comercial. Em relação a estes compostos, os pigmentos estão em evidência, pois possuem inúmeras propriedades terapêuticas, as quais incluem anti-oxidante, anticâncer, anti-inflamatória, anti-obesidade, antihipertensão, antialérgica, anti-osteoporose, prevenção contra doenças cardiovasculares, dentre outras. Assim, este trabalho teve como objetivo avaliar a adequabilidade de diferentes espécies de microalgas,cultivadas na região sudeste do Brasil, como matéria prima graxa para a produção de biodiesel por meio do perfil qualitativo e quantitativo de ésteres metílicos de ácidos graxos. Ademais, verificou-se o potencial das espécies em relação à produção do pigmento betacaroteno.

Trabalho Apresentado no 6° Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel e 9º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel.

Trabalho completo: Livro 1, p. 103.