Toda quinta-feira, serão divulgadas notícias, artigos, teses e outras publicações científicas relacionadas aos setores de biodiesel e bioquerosene

Com o objetivo de estabelecer uma ponte entre pesquisadores, setor produtivo, governo e sociedade, a União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) divulga, a partir de hoje (09/03), artigos, teses, pesquisas, editais e notícias com trabalhos que vêm sendo produzidos na academia brasileira diretamente relacionados ao setor de biodiesel e bioquerosene.

“O clipping especial ‘Ponte Inovação’ será um mecanismo de interação entre indústria e pesquisa, e vai ao encontro da necessidade do país de alinhar conhecimento e demandas do mercado”, explica o diretor superintendente da Ubrabio, Donizete Tokarski.

A proposta aconteceu em novembro, durante o 6º Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel e o 9º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, realizado em Natal-RN. Na ocasião, foram apresentados mais de 700 trabalhos de pesquisadores do país inteiro. “Isso mostra a capacidade dos biocombustíveis em gerar pesquisa e conhecimento para o país”, comenta Tokarski.

Desde então, a entidade vem reunindo trabalhos disponibilizados em domínio público para divulgação. Quem tiver interesse também pode encaminhar artigos, teses, notícias e outras publicações científicas de interesse do setor para comunicacao@ubrabio.com.br, para submeter ao conselho editorial da Ubrabio. Os trabalhos selecionados serão divulgados via e-mail toda quinta-feira pelo clipping Ponte Inovação, que atualmente conta com mais de 5 mil pessoas cadastradas.

Cadastre-se para receber os clippings da Ubrabio no site www.ubrabio.com.br

Apoio à inovação

A Ubrabio é uma associação sem fins econômicos que representa nacionalmente toda a cadeia produtiva desses biocombustíveis. Desde sua criação, em 2007, a entidade lidera o segmento e atua como interlocutora entre sociedade e governo para mobilizar e unir esforços, recursos e conhecimentos na busca pelo desenvolvimento do setor.

Como parte das iniciativas a favor da pesquisa e inovação, a Ubrabio realiza ações conjuntas com a Embrapa Agroenergia com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da cadeia produtiva do biodiesel e bioquerosene. Em 2011, as duas entidades assinaram um Termo de Cooperação Geral com a finalidade de aprofundar o conhecimento técnico, planejar e executar estudos e programas que fomentem a produção de biocombustíveis. Além disso, o presidente do Conselho Superior da Ubrabio, Juan Diego Ferrés, participa do Conselho Assessor Externo da Embrapa Agroenergia, o que permite a colaboração ativa da entidade na construção de estratégias para o setor.

Leia também

Biodiesel, o melhor combustível do Brasil

RenovaBio vai a consulta pública