jul
5
qui
2018
Consulta Pública para reformulação do PMQC @ANP
jul 5 – ago 3 dia inteiro

OBJETIVO: Obter subsídios e informações adicionais sobre a minuta de Resolução que regulamenta o novo Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis – PMQC.

ago
23
qui
2018
Audiência Pública ANP nº 16/2018 (Reformulação do PMQC) @ANP
ago 23@09:30 – 12:30

OBJETIVO: Obter subsídios e informações adicionais sobre a minuta de Resolução que regulamenta o novo Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis – PMQC.

jan
3
qui
2019
Consulta Pública de Relatório com Proposta para o Procedimento de Elaboração do PNE
jan 3 – fev 13 dia inteiro

Está disponível até dia 13 de fevereiro a consulta pública que divulga o relatório “Proposta para o Procedimento de Elaboração do Plano Nacional de Energia (PNE)“. O documento é da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético (SPE) do Ministério de Minas e Energia (MME).

O relatório coloca em discussão a proposta de estruturação, formalização e institucionalização do processo de elaboração e apresentação do PNE, contemplando uma visão geral do escopo do documento, suas etapas e cronograma plurianual.

Nesta proposta estão definidos como pilares do PNE: (i) as políticas, diretrizes, focos e premissas institucionais, (ii) a metodologia e (iii) as informações resultantes de cenários, de pesquisas e de estudos elaborados.

Um dos principais pontos de destaque é a necessidade de uma estrutura de governança que favoreça a superação da fragmentação institucional no planejamento energético de longo prazo, o maior nível de transparência e participação da sociedade em todas as etapas de elaboração do PNE.

O documento inovador é resultado de esforços da equipe técnica do MME e da colaboração da equipe da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), além de contribuições de entidades, órgãos da administração federal e do setor de energia, entre associações, consultorias, Ministérios e Agências que participaram dos workshops sobre o PNE e outras de reuniões realizadas ao longo de 2018.

Este trabalho contou ainda com suporte institucional de profissionais do Centro de Estudos Estratégicos (CGEE) Organização Latino Americana de Energia – (Olade) Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O relatório e formulário de envio das contribuições para o aprimoramento do seu conteúdo estão disponíveis no Portal de Consultas Públicas do Ministério de Minas e Energia.

Despacho nº 22, de 28 de dezembro de 2018 – DOU S1, de 31 de dezembro de 2018, página 147.

Maio
28
ter
2019
Audiência pública sobre Mudanças climáticas e o aquecimento global @Brasília-DF
Maio 28@10:00 – 12:00
Organizado por
Local
Anexo II, Ala Senador Alexandre Costa, Plenário nº 7
Pauta: Mudanças climáticas e o aquecimento global
Convidado(s)

Sr. Luiz Carlos Baldicero Molion

Professor das Universidades Federal de Alagoas, de Évora (Portugal) e Western Michigan (Estados Unidos).

Sr. Ricardo Augusto Felício

Professor da Universidade de São Paulo

Ministro Leonardo Cleaver de Athayde

Diretor do Departamento de Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores

Maio
30
qui
2019
Audiência pública sobre aquecimento global @Brasília-DF
Maio 30@10:00 – 12:00

Participam o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e Membro da Comissão de Ciências Ambientais do CNPq Carlos Nobre e representantes do Instituto Tecnológico Vale, da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade de Brasília (UnB), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Um dos autores dos requerimentos, o senador Marcio Bittar (MDB-AC) justifica que as discussões a respeito das mudanças climáticas e do aquecimento global tomaram proporções mundiais. Ele cita o Acordo de Paris, firmado por diversas nações para combater o problema, e afirma que não existem conclusões definitivas do envolvimento humano como agente ativo e responsável pelo aumento da temperatura no planeta e pelas mudanças observadas na biosfera.

ago
2
seg
2021
14ª Congresso Nacional da Bioenergia
ago 2 – ago 20 dia inteiro

14ª Congresso Nacional da Bioenergia

Estão abertas as inscrições para o tradicional evento técnico que abordará os temas mais importantes do universo da bioenergia. 100% virtual, interativo e gratuito.

 

ago
9
seg
2021
As perspectivas de mercado global para o etanol até 2030
ago 9@22:00 – 13:00
As perspectivas de mercado global para o etanol até 2030

As perspectivas de mercado global para o etanol até 2030 serão debatidas durante o painel internacional da Sala de Inteligência de Mercado do 14º Congresso Nacional da Bioenergia, Realizado pela UDOP na próxima segunda-feira (9/8), às 10h, o evento poderá ser acompanhado via plataforma virtual.

O Brasil será representado por Luiz Carlos Correa Carvalho, diretor da UDOP e presidente da Consultoria Canaplan. A visão dos Estados Unidos será apresentada pelo ex-presidente da Renewable Fuels Association, David Hallberg. Abinash Verma, diretor geral da Indian Sugar Mills Association, falará sobre a perspectiva da Índia, enquanto a Tailândia será representada por Pipat Suttiwisedsak, diretor executivo da KTIS BioEthanol Company Limited.

Acompanhe: https://www.youtube.com/watch?v=f3_3SA1V9j8

WordPress Theme built by Shufflehound. União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene - Ubrabio - Todos os direitos reservados |SHIS QL 12, Conjunto 07, Casa 05 - Brasília, DF 71630-275 |Telefone (61) 2104-4411 - E-mail: faleconosco@ubrabio.com.br | Desenvolvido por Svarmo Digital
USABrazil