Ciclo de oportunidades para o Brasil avançar em bioenergia, inovação e políticas climáticas integradas.
O VIII Encontro de Pesquisa e Inovação (EnPI), realizado pela Embrapa Agroenergia, nos dias 4 a 6 de novembro, reforçou seu papel como um dos principais fóruns nacionais de ciência e transição energética. O momento mais aguardado da programação foi a palestra magna de Donizete Tokarski, diretor-superintendente da Ubrabio, sobre a Lei Combustíveis do Futuro e seus impactos na descarbonização do transporte brasileiro. Durante a apresentação, Tokarski destacou que o país entra em uma nova fase da transição energética, impulsionada por segurança jurídica, metas claras e forte integração entre políticas climáticas.
Entre os pontos centrais, o palestrante ressaltou a janela de oportunidades criada pela legislação para o avanço do biodiesel, do etanol, do SAF, por exemplo. Reforçou que o biodiesel brasileiro tem qualidade reconhecida internacionalmente e papel essencial na redução de importações, na geração de emprego e na mitigação de emissões. Tokarski mostrou ainda como cada ponto percentual adicional de biodiesel representa ganhos ambientais, produtivos e econômicos, consolidando o Brasil como referência global em bioenergia.
A palestra também abordou a importância da rastreabilidade, das boas práticas no ciclo do diesel e da ampliação tecnológica para garantir qualidade e confiabilidade em toda a cadeia. Iniciativas como a doação de equipamentos para fiscalização e a disseminação de manuais técnicos reforçam a governança do setor. O público acompanhou dados, projeções e comparativos internacionais que demonstram como o país está preparado para elevar o uso de biocombustíveis em diversos modais de transporte.
Com a presença de lideranças da Embrapa, do MDIC, da Abbi e de instituições parceiras, o EnPI consolidou diálogos essenciais para o futuro da inovação no Brasil. Para quem deseja aprofundar os principais dados, gráficos e análises apresentados, o material completo da palestra magna está disponível: faça o download e confira todos os detalhes do ciclo de desenvolvimento sustentável do país.