PAULO LUIZ DE ANDRADE COUTINHO
Engenheiro Químico com Mestrado em Processos Químicos e Doutorado em Gestão da Inovação.
Trabalhou 33 anos em empresas privadas, PETROFLEX, LANXESS e BRASKEM, sempre na área de P&D. Neste período desenvolveu / coordenou / gerenciou trabalhos de desenvolvimento e implementação de diversas melhorias operacionais em processos existentes e inúmeros novos produtos e processos, com vários chegando ao mercado e diversos sendo objeto de patentes no país e no exterior. Atuou na contratação e licenciamento de novas tecnologias, na avaliação técnica e econômica de vários projetos de P&D e mesmo novos empreendimentos industriais, no apoio a elaboração de planejamento estratégico, como representante da empresa em discussões para formação de “joint ventures” e na elaboração de pedidos de financiamento e incentivos fiscais para a atividade de PD&I. Atuou ainda como gestor de conhecimento, de inovação aberta, propriedade industrial, avaliação e seleção de oportunidades na área de químicos a partir de matérias primas renováveis.
Em janeiro de 2016 assumiu a concepção, desenvolvimento e implementação do Instituto Senai de Inovação Biossintéticos e Fibras no SENAI CETIQT. Com investimentos da ordem de R$ 70 milhões o Instituto está instalado hoje no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui projetos nas áreas de óleo e gás, química, papel e celulose, cosméticos, farmacêutica entre outras. O Instituto hoje faz parte da Rede EMBRAPII e é qualificado na ANP. Até janeiro de 2024 já assinou mais de 220 projetos de PD&I, tendo já entregue mais de 162 e sua carteira de projetos é hoje superior a R$ 150 milhões. Em abril de 2022 deixou a gerência do referido instituto para assumir o cargo de Pesquisador Chefe do mesmo.
Foi Coordenador da Comissão de Tecnologia da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM) no período de 2010 a 2015, Presidente da Rede EMBRAPII de INOVAÇÃO em BIOECONOMIA (2022/2023) e membro do Conselho Consultivo do CHEMICAL ABSTRACT SERVICES no Brasil (2017 até hoje).