Considerado um dos mais avançados centros de educação, tecnologia e inovação do país, o objetivo da visita foi debater as melhores práticas e inovações tecnológicas no setor de combustíveis

 

Representantes da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) estiveram imersos em uma visita técnica ao renomado Senai Cimatec – Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia, localizado em Salvador. Este passo estratégico reforça o compromisso da Ubrabio em buscar e implementar as tecnologias mais inovadoras para o setor de mobilidade. 

O Senai Cimatec é amplamente reconhecido como um dos centros de educação, tecnologia e inovação mais avançados do Brasil. O campus abriga uma escola técnica, um centro tecnológico e uma faculdade, oferecendo um extenso portfólio de cursos profissionalizantes alinhados com as demandas da indústria.

Juan Diego Ferrés, presidente do Conselho Superior da Ubrabio, enfatiza a importância dessa colaboração: “Ampliar as melhores práticas e inovações tecnológicas para a indústria do biodiesel é essencial para fortalecer continuamente nosso segmento. Nossa visita ao Senai Cimatec também tem como objetivo acompanhar estudos e promover o desenvolvimento tecnológico no setor de mobilidade em conjunto com um centro tecnológico que é referência mundial”, destacou.

A comitiva que participou dessa iniciativa inclui figuras-chave da Ubrabio, como Donizete Tokarski, diretor superintendente da Ubrabio; Leonardo Zilio, vice-presidente técnico da Ubrabio; Sérgio Beltrão, diretor executivo; Igor Tokarski, consultor; Alejandro Bossio, associado da Ubrabio e diretor da Basf; José Anthero Catanio Pelloso, associado da Ubrabio e gerente de Engenharia da Granol; Claudemir Rampon, associado da Ubrabio e gerente de Frota da Oleoplan; e Rafael Menezes, coordenador de Tecnologias Setoriais do Setec/MCTI.

Essa colaboração estratégica entre a Ubrabio e o Senai Cimatec visa não apenas fortalecer e ampliar a indústria do biodiesel por meio da adoção de novas tecnologias de ponta, mas também explorar oportunidades para o desenvolvimento tecnológico no setor de mobilidade no Brasil.