O diretor-superintendente da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), Donizete Tokarski, e o deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS), presidente da Frente Parlamentar do Biodiesel (FPBio), reuniram-se nesta quarta-feira (27) para debater a agenda do setor e o projeto de lei que cria o Combustíveis do Futuro, que prevê um plano decenal para a mistura do biodiesel.

A reunião, que ocorre em meio à mobilização em favor da pauta sustentável no Legislativo, buscou traçar estratégias para garantir o avanço desta pauta na Câmara, considerada fundamental para a indústria do biodiesel.

Tokarski destacou a importância do encontro e classificou como crucial o projeto. “Esta reunião foi importante para o setor. O projeto de lei proposto pelo deputado Alceu Moreira é crucial para o desenvolvimento sustentável do Brasil e para o avanço do dos biocombustíveis”, disse.

O projeto de lei busca regulamentar diversos aspectos dos biocombustíveis, incluindo a criação de um sistema de informação de qualidade do Diesel B, a implementação de um plano decenal de descarbonização e o aumento gradual da mistura de biodiesel nos combustíveis convencionais. Além disso, ele visa promover a expansão e o fortalecimento da indústria de biocombustíveis no Brasil.

Autor do projeto de lei e presidente da FPBio, Moreira enfatizou a importância do biocombustível como um catalisador para o progresso socioeconômico e ambiental: “Nós, da frente do biodiesel, estamos buscando conscientizar o governo e a sociedade de que a cada ponto percentual que aumenta a mistura gera um amplo impacto social. Não é apenas um óleo combustível, é na verdade a possibilidade de gerar oportunidade de trabalho e renda para milhares de famílias distribuídas em todos os cantos do país.”

Na avaliação da Ubrabio, o projeto deve fortalecer a posição do país como líder global na produção de biocombustíveis, gerando benefícios sociais, ambientais, econômicos e de saúde pública.