Segunda-feira, 24 de abril de 2023
O presidente da República em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, manifestou apoio à expansão sustentável do setor de biodiesel por reconhecer as diversas vantagens econômicas, sociais e ambientais que ele proporciona ao país.
“O biodiesel é muito importante para gerar emprego, agregar valor e trazer desenvolvimento inclusivo com a participação do pequeno produtor de óleos vegetais ou de gordura animal e também desenvolvimento com sustentabilidade, preservando o meio ambiente. Ao aumentarmos o percentual da mistura deixa-se de importar diesel para se ter aqui nosso biodiesel melhorando a qualidade do ar e preservando o meio ambiente”, defendeu Alckmin.
A manifestação do presidente em exercício foi feita nesta terça-feira (24/04) durante encontro com o diretor superintendente da Ubrabio, Donizete Tokarski, e o vice-presidente de relações associativas e institucionais da Ubrabio e sócio-diretor do Grupo Potencial, Carlos Eduardo Hammerschmidt. O encontro na Vice-Presidência da República foi liderado pelo deputado federal Beto Richa (PSDB-PR).
Também participaram do encontro o secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria, Rodrigo Rollemberg, o secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços, Uallace Moreira, a assessora especial do ministro Geraldo Alckmin, Manuela Amaral e o diretor do Departamento de Melhoria do Ambiente de Negócios e Promoção da Concorrência, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Alexandre Messa Peixoto da Silva.
Na oportunidade, Donizete Tokarski destacou a contribuição de Geraldo Alckmin na decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) em retomar o cronograma de aumento da mistura do biodiesel ao diesel fóssil, saindo de 10% para 12%, a partir de abril deste ano, e definir o avanço até 15% em 2026.
“Agradecemos ao presidente pelo trabalho junto ao CNPE de ampliar a mistura de biodiesel e ele está extremamente informado de todas as relações que o biodiesel tem com as diversas externalidades que contribuem para as melhorias na qualidade do ar, redução de emissões, geração de emprego, renda e segurança alimentar”, disse Tokarki, que também Presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Oleaginosas e Biodiesel do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
No encontro, Tokarski defendeu a ampliação de estudos relacionados às externalidades positivas do biodiesel e afirmou que este biocombustível não é inflacionário. “Não podemos admitir que o biodiesel seja considerado inflacionário, pois a demonstração que já fizemos ao governo é de que o biodiesel a cada ponto percentual ele carrega uma desinflação. Ou seja, ele é deflacionário e não inflacionário”, disse.
Inauguração de indústria da Potencial Biodiesel
Durante o encontro, Geraldo Alckmin reafirmou o convite para participar da inauguração de uma indústria de extração de óleo de soja da Potencial Biodiesel, em Lapa, n Paraná. A nova instalação do grupo tem capacidade para o processamento de seis mil toneladas de soja por dia.