Terça-feira, 18 de abril de 2023
Em audiência pública nesta terça-feira (18/04) na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, o diretor do Departamento de Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, Marlon Arraes, rebateu as afirmações dos representantes do setor de transportes de que o aumento da adição de biodiesel ao diesel fóssil prejudica os motores dos caminhões e ônibus. Segundo ele, os veículos modernos estão aptos a usar a mistura.
“A evolução tecnológica dos motores a diesel atende às necessidades de redução das emissões poluentes. Portanto, os motores a diesel no Brasil estão aptos a usar o B15 (mistura de 15% de biodiesel ao diesel fóssil)”, afirmou Marlon.
A ampliação da mistura de biodiesel ao diesel fóssil de 10% para 12% foi determinada em março pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), órgão de assessoramento do presidente da República. A proposta também estabelece que o teor será elevado para 13% em abril de 2024, para 14% em abril de 2025 e para 15% em abril de 2026.
“Se você tem acesso a um combustível especificado de boa qualidade na ponta, você abastece combustível e você segue o plano de manutenção preconizado pelo fabricante, não é para ter problema, você não vai ter problema algum”, disse Marlon.
Ele também afirmou que uma resolução da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), publicado no dia 4 de abril, estabeleceu novas especificações para a produção de biodiesel, que vão melhorar a qualidade do produto que chega ao consumidor. Entre outros pontos a resolução determina ao produtor o uso de sistema de filtração mais eficiente para barrar contaminantes.