A equipe de transição do governo eleito deverá apresentar a visão da gestão Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o futuro dos biocombustíveis, em evento realizado pela Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio). O seminário “As externalidades da Política Nacional de Biodiesel: Desafios e Expectativas do Setor”, será realizado na próxima terça-feira, 22 de novembro, a partir das 9h, no auditório Freitas Nobres, na Câmara dos Deputados.

Uma das pautas centrais do seminário será a discussão sobre o cronograma do teor de mistura de biodiesel ao diesel fóssil. Hoje, o chamado mandato de biodiesel é de 10%, ou B10. Há expectativa que seja retomado o cronograma estabelecido pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) em 2018, que que prevê aumento da mistura para 14% (B14) a partir de janeiro de 2023 e 15% (B15), a partir de março.

Participarão do seminário dois integrantes da equipe de transição do governo que atuam no grupo técnico da Agricultura: o senador Carlos Fávaro (PSD-MT), coordenador-geral da FPBio, e o deputado federal Neri Geller (PP-MT), ex-ministro da Agricultura.

Também participará do seminário Arnoldo de Campos, ex-Secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Ele é assessor da ex-ministra Tereza Campello e a representará no seminário. A ex-ministra integra a área de Assistência Social da equipe de transição.

Representante de 40% da produção nacional de biodiesel, a União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) participará do painel “O meio ambiente nas grandes cidades: o papel do biodiesel na redução de gases de efeito estufa e no cumprimento das metas de descarbonização”. A entidade será representada pelo seu diretor superintendente, Donizete Tokarski, que, na oportunidade, fará uma exposição sobre a importância do biodiesel para a redução dos gases de efeito estufa, melhoria da qualidade de vida nas metrópoles e cumprimento das metas dos acordos climáticos das quais o Brasil é signatário. Também pela Ubrabio irá palestrar o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Donato Aranda. Ele irá participar do painel sobre qualidade do biodiesel.

Além de representantes do setor de biocombustíveis, o seminário contará com a presença do deputado Federal Pedro Lupion (PP-PR), presidente da FPBio, do deputado federal Sérgio de Souza (MDB-PR), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), do deputado federal Márcio Macedo (PT-SE), do diretor-executivo da FPBio, João Henrique Hummel, da coordenadora de Fomento e Energias Renováveis do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Viviane Silveira dos Anjos, entre outros.