Em visita à usina de biodiesel da Granol em Anápolis (GO) nesta quinta-feira (11), participantes da III Biodiesel Week, um dos principais eventos de biocombustíveis do país, acompanharam de perto todas as fases de produção do biocombustível, inclusive o laboratório responsável pelo controle de qualidade.

A visita foi organizada pela União Brasileira do Biodiesel e do Bioquerosene (Ubrabio) e pela Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio), e fez parte das atividades da Biodiesel Week, que neste ano aconteceu de forma presencial, com abertura na quarta-feira no auditório Freitas Nobres, na Câmara dos Deputados.

Recepcionados pelo gerente de produção da Granol, Mateus Gaspar, e pelo coordenador de qualidade da unidade, Leonardo Alves, o grupo foi liderado pelo diretor superintendente da Ubrabio, Donizete Tokarski.

Na oportunidade, o dirigente explicou aos participantes sobre o processo de produção e o papel econômico e social do biodiesel, que passa por rigorosos testes de qualidade antes de ser autorizado para uso nas bombas de combustível. “Em termos de qualidade, o biodiesel é submetido a 25 ensaios técnicos, que precisam ser feitos em laboratórios acreditados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia)”, disse Tokarski, mencionando o valor deste biocombustível na geração de empregos e renda para a sociedade. “O biodiesel não é só energia, é segurança alimentar e energética, além de proteger a saúde”, explicou.

A visita contou com a presença de representantes dos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e de Minas e Energia (MME), das frente parlamentares dos Biocombustíveis e da Agricultura, da Embaixada dos Estados Unidos, além de assessores parlamentares e imprensa.