Com realização presencial na Câmara dos Deputados, o primeiro dia de debates da III Biodiesel Week teve a participação de parlamentares de diferentes visões ideológicas e partidos políticos, que defenderam uma frente ampla em defesa do biodiesel.

O deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) concentrou a fala nos aspectos técnicos do RenovaBio e dos créditos de descarbonização (CBios). “Nós temos uma grande vitória, que é o RenovaBio e vamos lutar por este programa. Esse tem sido nosso cotidiano em defesa dos biocombustíveis. Estarei sempre na defesa, na preservação. Agora mesmo estamos tentando impedir o decreto que suspende o adiamento das metas de compra de Créditos de Descarbonização (CBios)”, disse o parlamentar, mencionando a decisão do governo de adiar para 2023 o cumprimento das metas de descarbonização, que normalmente são feitas até dezembro do ano corrente.

O debate teve a moderação do deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), presidente da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio).