Foram duas horas de reunião produtiva no Ministério do Meio Ambiente nesta terça-feira (29). O ProBrasil foi recebido pelo Secretário de Qualidade Ambiental/MMA, André França. Os avanços na logística reversa fizeram parte dos temas debatidos.

Foi a oportunidade para apresentar números atualizados, mostrando o quanto o setor de proteína animal tem avançado e vem fazendo do dever de casa quando o assunto é sustentabilidade e vai fortalecer as parcerias com o Ministério do Meio Ambiente. Na reunião o secretário André, pode esclarecer pontos de políticas públicas lançadas recentemente como é o caso do “biometano”. O Plano do ministério é em até 20 anos que metade do lixo gerado deixe de ser enterrado, no Brasil, e isso envolve a logística reversa de todas as embalagens onde todos os setores contribuem. Esse diálogo foi considerado fundamental para qualificar a discussão e ao mesmo tempo possibilitar o alcance de resultados cada vez mais expressivos, que contribuem para melhoria do meio ambiente.

Outro ponto que foi levado para o Ministério do Meio Ambiente é com relação a redução do biodiesel na mistura do diesel. Em quinze anos o uso do biodiesel reduziu as emissões de gases o equivalente ao plantio de uma floresta em uma área do tamanho do estado do Rio de Janeiro. Quando se utiliza como matéria prima gordura de origem animal é possível reduzir em até 90 por cento as emissões de gases de efeito estufa.
O ProBrasil se ofereceu para contribuir para o avanço da formulação e implementação de políticas públicas ambientais. A questão da política de coleta de embalagens é outro ponto que entrou em pauta para avançar também como uma das prioridades do ProBrasil. Assim se colocando a disposição dentro do Ministério do Meio ambiente para contribuir com informações e ações ambientais para o país.
O encontro no Ministério do Meio Ambiente foi considerado altamente positivo para o alinhamento com o setor cada vez mais participativo na busca por soluções quando se fala em sustentabilidade.

O ProBrasil é formado por associações dos setores de aves e suínos, biodiesel e bioquerosene, bovinos, animais de estimação, pescado, rações e reciclagem animal – ABIEC, ABINPET, ABIPESCA, ABPA, ABRA, ABRAFRIGO, SINDIRAÇÕES e UBRABIO.