Segunda-feira, 27 de setembro de 2021.

Durante audiência pública realizada nesta segunda-feira (27) na comissão de Agricultura da Câmara para debater os aspectos do biodiesel na economia brasileira, o diretor superintendente da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), Donizete Tokarski, ressaltou a importância deste biocombustível para o enfrentamento da atual crise econômica, já que gera emprego e renda em toda a cadeia, no momento que que o País precisa retomar o crescimento econômico.

“O país deveria estar discutindo o aumento do percentual do biodiesel ao diesel fóssil porque, desta forma, gera-se emprego e renda, e não a redução da mistura obrigatória”, disse Donizete. O CEO da Ubrabio lembrou que o parque industrial do setor tem capacidade de produzir 12 bilhões de litros de biodiesel, mas só está produzindo metade deste voluma porque há limitação do uso na mistura ao diesel fóssil.

Por lei, este ano o percentual de mistura do biodiesel ao diesel fóssil deveria estar em 13%. Mas o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) alterou este percentual cinco vezes este ano e reduziu dos atuais 12% para 10% a partir de primeiro de novembro. A mesma lei prevê 14% de biodiesel no próximo ano e 15% de mistura em 2023.

Testes e qualidade 

Presidida pelo deputado Pedro Lupion (DEM-PR), comissão de Agricultura também discutiu a qualidade do diesel oferecido ao consumidor final. Donizete contestou as informações prestadas pelos representantes dos setores da indústria automobilística de que o biodiesel seja o responsável pelos problemas técnicos supostamente provocados nos motores. Para esclarecer esta situação, os produtores de biodiesel solicitaram à Agência Nacional de Petróleo (ANP) novas especificações do diesel B para melhorar ainda mais a qualidade do diesel B fornecido ao consumidor.

Donizete lembrou que os relatórios do governo sobre o biodiesel preveem o aperfeiçoamento das tecnologias dos motores e melhoria dos equipamentos prevendo um percentual de 15% em 2023. Sobre as alegações de que o biodiesel causa problemas nos motores, Donizete sugeriu o aperfeiçoamento das boas práticas em toda a cadeia do biodiesel. Os debates contaram com a participação da presidente da Comissão de Agricultura da Câmara, Aline Sleutjes (PSL-PR).

Saúde pública 

Durante os debates na comissão de Agricultura, o dirigente da Ubrabio ressaltou o papel do biodiesel na redução da poluição veicular e, em consequência, dos gastos públicos com internações e mortes causadas por problemas respiratórios. Dados do ministério da Saúde mostram que, em 2018, 50 mil pessoas morreram em razão da poluição atmosférica e os gastos públicos ultrapassam R$ 15 bilhões com a rede de saúde pública.

“O que é mais importante para o país, a qualidade de vida das pessoas ou uma pequena diferença no preço dos combustíveis que usamos? ”, questionou Donizete. A audiência pública acontiou com a participação de outras entidades do setor de biodiesel, além de produtores e de representantes dos distribuidores, postos de abastecimento, indústria automobilística e de peças, de máquinas agrícolas e representante do Ministério de Minas Energia.