Com a decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) de elevar de 10% para 12% o percentual de mistura de biodiesel ao diesel de petróleo a partir de primeiro de setembro, haverá uma redução na emissão de 380 mil toneladas de CO² na atmosfera somente entre os meses setembro e outubro.

O carbono que o biodiesel evita ser lançado no meio ambiente pelos escapamentos dos veículos equivale ao plantio de 3 milhões de árvores em apenas dois meses. O cálculo é feito considerando a necessidade de absorção de carbono pelas árvores no seu processo de fotossíntese.

No mesmo período, deixarão de ser lançadas na atmosfera cerca de 200 quilos de hidrocarbonetos, material particulado, oxido de enxofre e 1,7 tonelada de monóxido de carbono, poluentes que causam doenças respiratórias graves, cânceres e até morte. As projeções são de pesquisadores do setor.

As vantagens para o meio ambiente e a saúde da população fazem parte dos temas a serem tratados na série de webinares que a União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), Embrapa Agroenergia e Empresa de Pesquisa Energética (EPE) promovem entre 09 e 13 de agosto (veja aqui a programação completa).


Na mesa “Biodiesel, o Valor Além do Preço – Aspectos Sociais, Ambientais e de Saúde Pública” serão analisadas as vantagens que a utilização do biodiesel misturado ao diesel fóssil traz para a população em geral, para a descarbonização da nossa matriz de transportes e a redução dos gastos públicos com tratamentos médicos e internações causadas por doenças respiratórias, principalmente nos grandes centros urbanos.

Para debater o tema no dia 11 (quarta-feira) foram convidadas a diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Heloisa Borges, o presidente da Associação Brasileira de Asmáticos, Cláudio Abrahão do Amaral, a diretora de Alergias da Associação Brasileira de Asmáticos, a médica Yara Arruda Marques Figueiredo Mello, o presidente da Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA), Pedro Bittar, o presidente da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Alagoas (UNICAFES/AL), Antonino Cardozo, e o deputado federal Alexis Fonteyne (Novo-SP), com a mediação do diretor superintendente da Ubrabio, Donizete Tokarski. Veja aqui a programação completa

II-Biodiesel-Week

Serviço 

II Biodiesel Week Data: de 09 a 13 de agosto de 2021 Horário: Das 16h às 18h
Informações para imprensa: Comunicação Ubrabio: (61) 2104-4411

Usina Multimídia – falar com:
Leonel Rocha (61) 99985-3345 Email: rocha.leonel@hotmail.com
João Negrão (61) 991218651 Email: joaonegraobsb@gmail.com

Secretaria Executiva – falar com Kênia (61) 2104-4411
Email: kenia@ubrabio.com.br