O presidente da União Brasileira do Biodiesel e do Bioquerosene (Ubrabio), Juan Diego Ferrés, e o diretor-superintendente da entidade, Donizete Tokarski, foram agraciados com o prêmio os “100 mais Influentes da Energia da Década”, concedido na noite da quarta-feira (30) pelo Grupo Mídia, às personalidades que mais se destacaram no setor.

A homenagem deste ano foi uma edição especial do Grupo Mídia. Diego e Donizete foram os únicos representantes do setor de biodiesel eleitos para compor o grupo dos “100 Mais Influentes da Energia da Década”, já consagrado como a maior homenagem aos nomes do segmento energético brasileiro. O evento teve participação do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, que enviou mensagem de vídeo saudando a importância do setor de energia.

Diretor Industrial da Granol, Juan Diego Ferrés, atuou, ao longo dos anos 1990, como líder do setor que coordenou ações institucionais, junto ao governo e ao Congresso Nacional, para implantar o uso do biodiesel no Brasil. As ações do presidente da Ubrabio resultaram na adoção do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB). “O trabalho incessante na organização do setor de biocombustíveis traz este reconhecimento. Os empresários que nos estimularam e os agentes públicos que tiveram a sensibilidade de acatar as propostas de avançar com estes biocombustíveis também são partícipes desta homenagem”, comemorou Diego Ferrés.

Diretor-superintendente da Ubrabio, Donizete Tokarski é graduado em Engenharia Agronômica (UFG) e se especializou em Gestão Ambiental, em Madrid (Espanha). Também fez parte do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e ocupou diversas funções públicas em vários ministérios. Sua atuação no setor o elegeu um dos mais influentes do setor. “Compartilho este reconhecimento com os associados e a equipe da Ubrabio, que possibilita trabalhar com firmeza para, cada vez mais, tornar os biocombustíveis um importante instrumento de política pública para oferecer um combustível mais limpo, com mais sustentabilidade na sua cadeia de produção e melhorar a qualidade de vida dos brasileiros”, disse Donizete.

Secretários

O secretário Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, José Mauro Ferreira Coelho, também recebeu, na noite de quarta-feira (30), o prêmio para compor os 100 mais Influentes da Energia da Década, pela sua atuação no setor. José Mauro também foi diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). “Nesses últimos anos nos dedicamos à promoção de uma matriz energética cada vez mais limpa, ampliando as vantagens comparativas que o Brasil construiu no segmento dos biocombustíveis”, disse o secretário José Mauro.

Também foi homenageado pelo Grupo Mídia por ter sido eleito os 100 Mais Influentes da Energia na Década, o ex-secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Felix, que realizou importante trabalho no cargo. “O sincretismo energético nos proporciona foco na eficiência de cada setor de energia, especialmente entre os combustíveis e, assim, potencializamos a integração das diversas formas de energia para o desenvolvimento sustentável do país”, ressaltou Félix.

Os empresários Ricardo Martins, da Natural Energia, e Plínio Nastari, que foi membro do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), também foram homenageados como um dos “100 Mais Influentes da Década na Energia”.