O secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, José Mauro Pereira Coelho, recebe, no dia 30 deste mês, o prêmio “100 Mais Influentes da Energia” da década, concedido pelo Grupo Mídia, a personalidades que se destacaram no setor.

No ministério de Minas e Energia desde abril de 2020, o secretário tem 30 anos de experiência profissional no setor e também é presidente do Conselho de Administração da Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S.A. (PPSA). Antes do ministério foi diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Graduado em Química Industrial pela Faculdades Reunidas Professor Nuno Lisboa, tem doutorado em planejamento energético pelo Programa de Planejamento Energético (PPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). José Mauro também atuou, por vários anos, na área docente de graduação e pós-graduação, com três livros publicados e mais de trinta trabalhos científicos apresentados em congressos nacionais e internacionais.

“A responsabilidade de ser eleito vai além de estar entre os 100 mais Influentes da Energia da década, se estende em um importante desafio e compromisso que considero relevante, que é continuar contribuindo para o crescimento setorial e do nosso país nos próximos anos. Homenagear os 100 profissionais mais influentes de um segmento específico, ainda mais em um país de dimensões continentais como o Brasil, é uma tarefa ambiciosa. Executar essa tarefa durante uma pandemia é ainda mais desafiador. Mas o tamanho do desafio não desencoraja o Grupo Mídia de colocar em prática a proposta de homenagear personalidades que fazem a diferença e marcaram história em um dos setores mais importantes do país: a Energia”, afirmou o secretário José Mauro Coelho.

Ubrabio

O presidente do Conselho Superior da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), Juan Diego Ferrés, diretor Industrial da Granol, também é um dos ganhadores dos 100 Mais Influentes da Energia da Década. Nos anos 90, Ferrés liderou as ações para implantar no Brasil o uso do biodiesel, o que serviu de base para a criação do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB).

“Me orgulho de vir exercendo, com muito esforço e apoio dos associados, um verdadeiro sacerdócio na defesa dos benefícios para sociedade brasileira, nas dimensões econômica, ambiental e social, que o biodiesel e biocombustíveis de uma forma geral vêm trazendo” afirma Juan Diego Ferrés.

O diretor superintendente da Ubrabio, Donizete Tokarski, é o segundo dirigente da entidade a ser eleito um dos 100 Mais Influentes da Energia da Década. O diretor é graduado em Engenharia Agronômica (UFG) e fez especialização em Gestão Ambiental, em Madrid (Espanha). Foi membro do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH).

100 Mais Influentes da Energia

O prêmio “100 Mais Influentes da Energia” existe desde 2017 e é realizado pelo Grupo Mídia. Os ganhadores são escolhidos pelo conselho editorial do Grupo Mídia baseado em votação aberta pelo site e pesquisa de mercado.

Na edição de 2021, o prêmio trará os ganhadores da última década. A partir do ano que vem, a edição segue com sua metodologia já conhecida, premiado os nomes que mais se destacaram no ano anterior.

A festa de premiação do “100 Mais Influentes da Energia na Década” acontece no dia 30 de junho, em São Paulo. A cerimônia será restrita apenas a convidados e patrocinadores.