13/08/2020 – Uma das sessões mais técnicas da Biodiesel Week, o webinar “Qualidade do biodiesel”, realizado na tarde de 12 de agosto, reuniu pesquisadores de diferentes instituições brasileiras. A proposta era fazer um balanço dos estudos e trabalhos relacionados à qualidade do biodiesel produzido no país. Cerca de 450 pessoas acompanharam o encontro virtual.
Para falar sobre os aspectos técnicos do biodiesel do Brasil, cujas especificações estão entre as consideradas mais rigorosas do mundo, a Biodiesel Week contou com as participações do professor Paulo Suarez, do Instituto de Química da Universidade de Brasília (UnB); do pesquisador Fábio Vinhado, coordenador geral do Centro de Pesquisas e Análises Tecnológicas (CPT) da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP); e do pesquisador Eduardo Cavalcanti, do Instituto Nacional de Tecnologia (INT). A moderação dos debates coube ao diretor Executivo da Ubrabio, Sérgio Beltrão, e ao professor Donato Aranda, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), consultor Técnico da Ubrabio.
Um dos pioneiros das pesquisas sobre o biodiesel no Brasil, o professor Paulo Suarez falou, em sua apresentação, sobre os avanços alcançados desde o início do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), lançado em dezembro de 2004, e sobre o fortalecimento da qualidade do biocombustível na última década.
“O programa teve uma enorme evolução. Começou de um sonho que ninguém acreditava que fosse muito para frente e, passados esses anos, estamos aí com uma indústria produzindo quase 6 bilhões de litros de biodiesel por ano. Foi um salto enorme”, recordou Paulo Suarez. “Tivemos alguns problemas de qualidade, em 2010, mas hoje estamos em uma situação muito confortável. Ninguém ouve mais falar em problemas de qualidade de biodiesel”, afirmou.
Coordenador da Rede de Serviços Tecnológicos em Biocombustíveis, o pesquisador Eduardo Cavalcanti, destacou, entre outros aspectos técnicos, a importância da estabilidade oxidativa para manter a qualidade do biodiesel. O pesquisador falou, também, sobre novos estudos que estão sendo realizados.
Eduardo Cavalcanti explicou a logística necessária para levar o biodiesel até regiões onde não há produção, como o Norte do Brasil, e sobre a importância de realizar pesquisas para manter a qualidade do produto ao longo de vários dias de deslocamento. “Estamos realizando estudos, já fizemos vários, para que o biodiesel resista a 60 dias em trânsito, que é um dado das revendedoras que já me foi passado”, explicou o pesquisador do INT.
À frende de uma equipe multidisciplinar no CPT da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, o pesquisador Fábio Vinhado, falou sobre alguns dos estudos que o Centro vem realizando. Entre eles, as pesquisas sobre mistura que dá origem ao chamado diesel B (diesel A de petróleo + biodiesel).
“Estamos liderando uma série de estudos para continuar aprimorando a qualidade dos produtos, tendo em vista o ponto em que já estamos em relação aos percentuais da mistura. Entre eles, há um estudo que já está em fase final, sobre parâmetros críticos, que está sendo conduzido pelo CPT”, explicou Fábio Vinhado.
A programação completa da Biodiesel Week pode ser consultada aqui. Os webinars podem ser acompanhados em tempo real pelo Canal da Ubrabio no YouTube.
Webinar Qualidade do Biodiesel
- Apresentação do Coordenador da Rede de Serviços Tecnológicos em Biocombustíveis, Eduardo Cavalcanti – Ver PDF