Gildo Barnes

O primeiro contato de Gildo Ferreira Barnes com o complexo soja foi quando começou a trabalhar em 1961 na empresa: SAMRIG – S. A. Moinhos Rio Grandenses, de Porto Alegre/RS, empresa do Grupo BUNGE & BORN, com sede na Argentina, onde permaneci por 10(dez) anos.

Durante cinco anos trabalhou na SIDERÚRGICA RIOGRANDENSE S.A., empresa do Grupo GERDAU.

Em 1977 passou a trabalhar em outra empresa do complexo soja que foi a MERLIN S.A. INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ÓLEOS VEGETAIS, de Porto Alegre/RS, onde permaneceu por outros 19 anos.

Em 2001, começou a trabalhar na OLEOPLAN S.A. – ÓLEOS VEGETAIS PLANALTO, com sede em Porto Alegre e parque industrial em Veranópolis/RS. Foi o começo do contato com o biodiesel, quando em 2005 iniciou-se o processo de implantação da usina tendo elaborado todos os processos para regularização junto aos órgãos envolvidos como ANP, SRF e MDA/SAF.

O envolvimento com a Agricultura Familiar deu-se a partir do projeto para obtenção da concessão do Selo Combustível Social e continuou após a implantação e funcionamento da usina, normatizando as atividades e ações para atender o disposto na Instrução Normativa MDA nº 1, de 15/07/2005, assumindo a administração do setor.