Doutor e Mestre pela Universidade de Manchester e Graduado em Engenharia de Materiais e Metalurgia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO).

Pesquisador do Instituto Nacional de Tecnologia desde 1984, com dedicação exclusiva direcionada para projetos de Prestação de Serviços Tecnológicos e de P&D nas áreas de Biocombustíveis, Degradação e Corrosão desde 1988.

Atualmente é Coordenador da Rede de Serviços Tecnológicos em Biocombustíveis (www.rbiocomb.com.br) do Programa Sibratec do Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação. Responsável por Estudos & Consultorias sobre Degradação de Biodiesel e Misturas Bx, com recursos do MCTI, FINEP, CNPq e empresas do Setor, bem como lidera projetos de inovação na área de aditivos e técnicas analíticas in-situ. Com mais de 50 trabalhos publicados é integrante de bancas de doutorado, mestrado e em de pós-graduação da UFPB, USP-Lorena UFRJ e UFG e Professor da PUC-RIO em cursos de graduação e de pós-graduação do Departamento de Engenharia Química e de Materiais