28/05/2020 – A União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) manifestou apoio nesta quinta-feira (28/05) ao pedido de inclusão do setor de reciclagem no rol de atividades essenciais em meio à pandemia. A solicitação é uma iniciativa das três principais Frentes Parlamentares do Congresso Nacional em matéria de Meio Ambiente: Ambientalista, Economia Verde e Defesa da Reciclagem, e conta também com o apoio da Abralatas.

A justificativa apresentada ao presidente da República, Jair Bolsonaro, é de que o serviço de coleta seletiva e as cooperativas de catadores, que somam aproximadamente 800 mil pessoas em todo Brasil, estão sem trabalhar, afetando não somente a própria renda, mas também impedindo o destino adequado das milhares de toneladas de resíduos gerados diariamente.

Dentre esses resíduos está o óleo de cozinha usado que, quando descartado incorretamente, pode poluir milhares de litros de água potável, além de causar entupimentos em tubulações e redes de esgoto. Entretanto, quando reciclado, pode ser aproveitado pelas indústrias de biodiesel para a produção de bicombustível, por exemplo.

O pedido de enquadramento da atividade como essencial traz a condição de retomada dos trabalhos com a adoção de protocolo rígido de proteção à saúde de todos trabalhadores.