Você sabia que este ônibus utiliza um biocombustível que melhora a qualidade do ar que respiramos? Os veículos movidos a diesel podem ser abastecidos com a mistura de 20% de biodiesel (B20) sem necessidade de adaptações nos motores.
O uso de B20 reduz, em um ano, a emissão de 18 toneladas de CO2, em comparação ao uso de diesel fóssil puro. Isto equivale ao plantio de 132 árvores/ano, por ônibus.
O biodiesel é produzido a partir de diversos tipos de óleos, como de soja e caroço de algodão. Resíduos, como óleo de fritura usado e gorduras de origem animal, entre outros, também servem de matéria-prima e tornam a produção ainda mais sustentável.
Por ser renovável, o além do CO2, o biodiesel diminui a emissão dos principais poluentes atmosféricos causadores de doenças pulmonares e cardíacas, que afetam sobretudo crianças e idosos.
Brasília no Clima
O aumento da mistura de biodiesel ao diesel fóssil, além de estar de acordo com a Política de Mudança Climática do Distrito Federal, integra as metas brasileiras para ampliar a participação de fontes renováveis na matriz energética, apresentadas na Conferência do Clima, COP 21, em Paris.