O RenovaBio, programa do governo federal de estímulo aos biocombustíveis, está em sua fase final e deve ser lançado nos próximos dias, afirmou o ministro de Minas e Energia (MME), Fernando Coelho Filho, nesta segunda-feira (25/09), durante do Fórum Nordeste 2017.

Segundo o ministro, o RenovaBio é uma das iniciativas do governo que mais apresentou convergências nos últimos 20 anos. “Eu nunca vi uma iniciativa proposta por um governo ter tanta aderência de todos: do meio ambiente, do setor produtivo, de distribuição. Isso foi possível porque o programa foi feito ouvindo o setor”, declarou.

Coelho Filho destacou ainda que o programa traz o que tem de mais moderno no mundo para o Brasil e que o governo vai se “esforçar ao máximo” para poder atingir os compromissos assumidos na COP21, em Paris.

“Nós vamos pegar de onde nós estamos e onde queremos chegar e vamos fazer com que aqueles que mais investem no setor possam ter a tranquilidade de continuar investindo e aqueles que ainda não estão no setor possam ter a sinalização clara de uma política de Estado aprovada pelo Congresso Nacional dando um horizonte de pelo menos dez anos para frente de que o Brasil tem uma política moderna de pegada de carbono e redução de emissões, mas, acima de tudo, de poder manter a nossa liderança e a nossa vanguarda na questão dos biocombustíveis”, completou.

O ministro foi homenageado com o prêmio Fórum Nordeste 2017, entregue por representantes do setor sucroenergético, Eduardo Queiroz (presidente do Grupo EQM) e Renato Cunha (presidente do Sindiaçúcar de Pernambuco), e pelo diretor superintendente da Ubrabio, Donizete Tokarski.