Realizado pela Funep e pela Fatec Jaboticabal, o IV Simpósio de Tecnologia Sucroenergética e de Biocombustíveis acontece nos dias 3 a 7 de outubro de 2016, em Jaboticabal-SP. Na terça-feira (4), às 19h, o diretor superintendente da Ubrabio (União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene), Donizete Tokarski participará de painel com o tema “Oportunidades e benefícios do uso do Biodiesel”.

Em 2005, o biodiesel passou a integrar oficialmente a Matriz Energética Brasileira por meio do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB).

A partir daí, foi conquistando cada vez mais espaço, melhorando a qualidade do combustível utilizado pelo setor de transportes; gerando emprego, renda e desenvolvimento regional; alcançando eficiência e competitividade e hoje está consolidado no país.

Desde 2014, todo diesel comercializado nos postos de abastecimento do território nacional conta com 7% de biodiesel, o chamado B7, e deve chegar a 8% (B8) até março de 2016, conforme determina a Lei 13.263/2016. Embora a legislação já determine um cronograma de aumento até o B10, a Ubrabio defende que o país avance e amplie o uso de combustíveis sustentáveis, com a adoção voluntária de misturas B20 em frotas cativas de ônibus e caminhões e B30 em geradores, maquinários e locomotivas.

Atualmente, são 51 unidades produtoras deste combustível renovável autorizadas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis a operarem no País, totalizando uma capacidade autorizada de 7,2 bilhões de litros por ano. Para atender à mistura obrigatória B7, foram produzidos 2,2 bilhões de litros, nos primeiros sete meses de 2016.

Este combustível renovável é produzido a partir de oleaginosas como a soja, o algodão, a palma, o girassol e a canola. Resíduos, como o óleo de fritura usado e gorduras de origem animal, também servem de matéria-prima e tornam a produção de biodiesel ainda mais sustentável.

Serviço:

IV Simpósio de Tecnologia Sucroenergética e de Biocombustíveis

Quando: 3 a 7 de outubro de 2016

Onde: Jaboticabal-SP

Palestra: “Oportunidades e benefícios do uso do Biodiesel”

Quando: 4 de outubro de 2016, às 19 horas

Onde: UNESP Campus de Jaboticabal – Via de Acesso Prof. Paulo Donato Castelane, S/N – Vila Industrial, Jaboticabal – SP

Informações: www.funep.org.br