Nesta terça-feira (10/04), a Emater/DF, a Embrapa Agroenergia e a Coordenadoria de Biocombustíveis do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) promoveram, em Brasília, o Seminário de Energias Renováveis para Agricultura Familiar.

O evento, realizado no auditório da Emater, fez parte da programação da AgroBrasília, principal feira agropecuária do Centro-Oeste.

Representando o setor de biodiesel, a União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), participou do seminário apresentando dados sobre a inclusão produtiva da agricultura familiar no Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), por meio do Selo Combustível Social.

Hoje, o PNPB é o maior programa nacional de transferência de renda para a agricultura familiar. Em 2015, foram adquiridos R$ 4 bilhões em matéria-prima desses produtores para a fabricação do combustível renovável.

Além disso, desde o início do programa, em 2005, mais de 100 mil famílias de agricultores foram beneficiadas.

O diretor-superintendente da Ubrabio, Donizete Torkaski, observou que o mercado de biodiesel está em expansão no Brasil, principalmente devido à obrigatoriedade de um percentual mínimo de 7% de adição de biodiesel ao óleo diesel vendido ao consumidor final. Pela lei 13.263/2016, o mínimo subirá para 8%, em 2017; 9%, em 2018; e 10%, em 2019. O Brasil consome atualmente 57 bilhões de litros de diesel por ano.

Segundo o coordenador-geral de Biocombustíveis do MDA, Marco Pavarino, também presente no seminário, 75 mil agricultores familiares foram benefíciados em 2015. “O PNPB já está em desenvolvimento há 10 anos e, de lá para cá, foram muitos os avanços”, afirmou.

Leia também

Biodiesel pode ampliar inclusão social no campo

Seminário avalia 10 anos de PNPB e Selo Combustível Social