O Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB) e o Selo Combustível Social completam dez anos com uma trajetória marcada pelo envolvimento entre as cooperativas, agricultores familiares, sindicatos e suas federações, agentes públicos, órgãos de pesquisa e extensão e empresas produtoras de biodiesel.

Com o objetivo de aprimorar o Programa com foco na inclusão produtiva dos agricultores familiares, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) promove o Seminário Nacional de Avaliação do Selo Combustível Social: A Inclusão Social e Produtiva da Agricultura Familiar nos 10 anos do PNPB, de 3 a 4 de dezembro, Brasília.

“Esse será um momento importante de diálogo para avaliações e debates das temáticas relacionadas ao programa objetivando avanços e novas perspectivas”, pontua o coordenador de Biocombustíveis da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA, Marco Pavarino.

Os participantes terão a oportunidade de assistir painéis sobre o balanço dos 10 anos do Selo Combustível Social, impactos e resultados da produção e uso do biodiesel para o desenvolvimento sustentável do País, depoimentos dos arranjos produtivos no âmbito do Selo, diversificação de matérias-primas para produção de biocombustíveis, assistência técnica e extensão rural e capacitação de agricultores familiares.

Confira aqui a programação.

Seminários regionais

Ocorreram nos dois últimos meses três seminários regionais: o das Regiões Centro Oeste e Sudeste, realizado em Sinop (MT); o das Regiões Nordeste e Norte em Salvador (BA) e o da Região Sul em Chapecó (SC).

O objetivo foi sistematizar as especificidades regionais como subsídio para o Seminário Nacional. Ao final de cada seminário regional foi elaborada uma Carta Síntese – documento que sistematiza a avaliação, os desafios e as proposições para aperfeiçoamento da política de inclusão social e produtiva da agricultura familiar por meio do Selo Combustível Social do PNPB. Essas cartas serão apresentadas no último dia do Seminário Nacional.

A Coordenação Geral de Biocombustíveis (CGBIO/SAF/MDA) coordenou as atividades dos seminários regionais e vai coordenar o Seminário Nacional.

Serviço

Seminário Nacional de Avaliação do Selo Combustível Social

Data: 3 a 4 de dezembro de 2015

Hora: a partir das 8h30

Local: Legião da Boa Vontade (LBV), Auditório Austregésilo de Athayde, situado na SGAS 915, lotes 75/76, Ed. Parlamundi, Brasília/DF.