O Selo Combustível Social foi uma conquista e tanto. Com ele o agricultor familiar consegue auferir melhor renda com a produção de oleaginosas, além de receber assistência técnica qualificada.

A empresa vem promovendo, desde novembro de 2013, eventos para que grupos de agricultores parceiros – antigos ou novos – conheçam as suas instalações de esmagamento de soja e de produção de biodiesel. Nesta quinta, dia 18 de dezembro, o evento completou sua quinta edição. Mais de 50 agricultores dos municípios de Santo Augusto, Coronel Bicaco, Palmeira das Missões e Ibirubáconheceram todas as etapas do processamento, desde a recepção do grão, o esmagamento, a produção de biodiesel até o seu armazenamento, além dos laboratórios de controle de qualidade e a plataforma de carga para transporte do biodiesel.

O intuito da empresa é que a totalidade de seus parceiros diretos tenham a oportunidade de conhecer o processo industrial. Essa ação tem como pano de fundo um pouco da cultura da empresa: o de valorizar o agricultor familiar e compreendê-lo não como parte da cadeia produtiva da soja e do biodiesel, o chamado “mero fornecedor”, mas sim como um agente fundamental para a empresa, para a cadeia produtiva da soja e para o biodiesel. Claro, pois sem a produção, não há mercado, não há combustível. E por apostar que a relação com o agricultor familiar não é um mero contrato, mas uma relação duradoura, é que a empresa abre as suas portas para aquele que já abriu as portas para ela. Afinal, é o agricultor familiar que recebe a empresa, por intermédio de seus gerentes e técnicos. Nada mais justo que retribuir, demonstrando um pouco do que é feito com a produção do agricultor. E, diga-se de passagem, muitos agricultores já estão indo para o terceiro ano consecutivo de parceria com a empresa no Selo Social.

O dia de fábricafoi prestigiado pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura de União da Serra e de Santo Augusto,pelo Secretário de Agricultura de União da Serra,pela Fetag-RS e pelo MDA. O eventocontou com a participação dos parceiros da Bianchini, a Grandespe e Menin.


print