Até o próximo domingo (19), público de Brasília poderá conhecer tecnologias desenvolvidas pela Empresa Brasileira

Até o próximo domingo (19) acontece a 11ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em diversas cidades do País. Em Brasília, quem visitar o Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade terá a oportunidade de participar de oficinas pedagógicas e conhecer diferentes tecnologias desenvolvidas pela Embrapa.

Em consonância com o tema do evento “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”, a Embrapa vai apresentar ao público o site Contando Ciência na Web, que tem o objetivo de popularizar o tema e estimular a vocação científica em jovens e crianças. A partir de conteúdos lúdicos e pedagógicos, a plataforma pretende contribuir com ações educativas em escolas e movimentos sociais.

O visitante poderá conferir, ainda, alguns cultivos agrícolas recomendados para o Cerrado. É o caso da mandioca, que encontra nesse bioma boas condições de clima e de solo para se desenvolver e, por isso, pode alcançar boa produtividade se seguir as recomendações técnicas da pesquisa. Outra tecnologia apresentada será frutos e mudas da nova cultivar de maracujá BRS Pérola do Cerrado, que possui alto teor de fibras e antioxidantes e boa aptidão para consumo fresco ou processado.

Nesta edição, participam do evento cinco Unidades Descentralizadas da Empresa: Embrapa Agroenergia, Embrapa Cerrados, Embrapa Hortaliças, Embrapa Informação Tecnológica e Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

Oficinas em Brasília

No estande da Embrapa, o público também poderá participar de três diferentes oficinas pedagógicas. Na dinâmica `Cientista por um dia`, baseada no projeto `MOVER: meu óleo vira energia renovável`, jovens e crianças vão aprender quais as etapas para se produzir biocombustível a partir do óleo de fritura.

A oficina “Cogumelos comestíveis” vai explicar quais são os benefícios desse alimento para a saúde e quais as melhores técnicas de cultivo, além de apresentar produtos como cremes e sabonetes fabricados com cogumelos. Por fim, uma oficina de plantio vai ensinar como cultivar mudas de alface em pequenos recipientes recicláveis. Confira a programação completa.

Bahia

A Embrapa Mandioca e Fruticultura, em Cruz das Almas (BA), unidade Embrapa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, recebe a partir desta terça-feira (14) até sexta (17), alunos de quatro escolas públicas e particulares baianas para participarem da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Este ano comparecerão ao evento as seguintes escolas: Luz do Saber e Escola Edivaldo Machado Boaventura (Cruz das Almas), Cooperativa Educacional de Nazaré – Coopenaza (Nazaré) e Escola Municipal Durval Pinheiro (Salvador).

A programação será apresentada pelos técnicos do Núcleo de Comunicação Organizacional no auditório do Centro de Tecnologia em Mandioca. Os alunos verão uma amostra dos trabalhos de melhoramento genético de abacaxi, banana e mandioca, além de receber informações sobre a produção de mudas de acerola, manga e mamão.

O público também vai fazer degustação de bananas desenvolvidas na Unidade, como a BRS Platina (tipo Prata) e a BRS Tropical (tipo Maçã), e de beiju colorido, que será produzido durante o evento.


print