Mistura obrigatória de 7% de biodiesel ao diesel fóssil (B7) é aprovada no Senado e segue para sanção presidencial.

Em esforço concentrado no último dia 2, o Senado Federal aprovou por unanimidade o Projeto de Lei de Conversão 14/2014, decorrente da Medida Provisória 647/2014, que aumentou o teor de biodiesel adicionado ao diesel fóssil de 5% (B5) para 6% (B6) em 1° de julho, e para 7% (B7) a partir de novembro.

A matéria segue para sanção da presidente Dilma Rousseff, que assinou a MP no final de maio e cujo texto teve aprovação unânime também da comissão mista na Câmara dos Deputados, no início de julho. Originalmente o texto tratava apenas do biodiesel, mas durante a tramitação no Congresso foi acrescido com a previsão de aumento no percentual obrigatório de adição de álcool anidro à gasolina para 27,5%, frente ao limite de 25% estipulado até então.

O uso de 7% de biodiesel adicionado ao diesel comum reduz a dependência brasileira do diesel importado em 1,2 bi de litros, o que representa uma economia de aproximadamente U$ 1 bi aos cofres públicos.

“A votação de hoje foi uma vitória para o Brasil. A progressão do Programa de biodiesel é fundamental para o país e os discursos de parlamentares de diferentes partidos revelaram que há um consenso em relação à importância e à urgência do aumento da produção e do uso do biodiesel”, declarou Juan Diego Ferrés, presidente do Conselho Superior da Ubrabio (União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene).

A consolidação do B7 prevê que as matérias-primas para a produção do biodiesel venham prioritariamente da agricultura familiar. Esse cenário deve movimentar cerca de R$ 2,8 bilhões no contexto do único Programa do mundo que inclui famílias produtoras. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com o aumento para o B7, um conjunto de 3,7 toneladas de soja deverão ser produzidas por cerca de 90 mil famílias.

“Essa medida representa uma oportunidade de gerar mais renda e mais emprego, tanto no campo quanto na cidade, por todo o território nacional, e também demonstra ao mundo que o Brasil consolida uma posição de vanguarda nos biocombustíveis”, afirmou o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB/AM), durante a votação.

O incremento na mistura obrigatória reduz em 5% a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE), cria 133 mil postos de trabalho e aumenta R$ 13,5 bi no PIB brasileiro. Com o B7 o Brasil pode tornar-se o segundo maior produtor global de biodiesel, com mercado projetado em 4,2 bilhões de litros, atrás apenas dos Estados Unidos, com produção de cerca de 4,5 bilhões de litros.

Leia também Comissão aprova relatório da MP do biodiesel