A Embrapa Agroenergia acaba de lançar os “Anais do Simpósio Destoxificação e Aproveitamento das Tortas de Pinhão-manso e Mamona”. O documento, com 326 páginas, reúne 14 capítulos escritos pelos palestrantes das diversas instituições que participaram do evento, realizado em 2012.

Os óleos da mamona e do pinhão-manso possuem elevado potencial para produção de biocombustíveis. Entretanto, dúvidas surgem com relação ao aproveitamento das tortas geradas como resíduos no processo de extração desses óleos. Atualmente, elas podem ser utilizadas como adubo, mas, devido ao valor proteico, há potencial de inseri-las na alimentação de animais. O problema é que as “tortas” apresentam substâncias tóxicas que dificultam o uso para essa finalidade.

Visando a discutir alternativas de modo a criar mercados para esses coprodutos, a Embrapa Agroenergia e a Embrapa Algodão, com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA -, realizaram o “Simpósio de Destoxificação e Aproveitamento de Tortas de Pinhão-manso e Mamona (SiDAT)”, que originou os anais agora publicados.

Os autores atuam em instituições de pesquisa brasileiras, a exemplo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, do Instituto Federal de Pernambuco, do Instituto de Tecnologia de Alimentos, da Universidade de Brasília, da Universidade Estadual do Norte Fluminense, da Universidade Federal de Viçosa, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Uiversidade Estadual da Paraíba. Diversos capítulos foram escritos por pesquisadores da Embrapa, como Embrapa Agroindústria de Alimentos, Embrapa Agroenergia, Embrapa Algodão, Embrapa Caprinos e Ovinos e Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Também há capítulos, em Inglês, escritos pelos pesquisadores Anandan Samireddypalle, do National Institute of Animal Nutrition na Physuology Bangalore (Índia), Harinder Paul Singh Makkar, da Divisão de Saúde e Alimentação Animal da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU – Itália) e RAkshit Kodekalra Devappa, da Universidade de Hohenheim (Alemanha).

A obra está disponível on-line em: http://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/104353/1/DOC16-FINAL.pdf. Para solicitar um exemplar impresso, que será enviado gratuitamente, basta entrar em contato com a Embrapa Agroenergia, pelo e-mail sac.cnpae@embrapa.br.