imprimir

Genebra, 7 de maio de 2014 – Amyris, Inc. (NASDAQ: AMRS) concluiu o processo de certificação pelos padrões da Roundtable on Sustainable Biomaterials (RSB) e recebeu uma das certificações de sustentabilidade mais respeitadas do mundo.

Amyris, uma empresa líder em produtos renováveis, é uma das primeiras organizações que produzem biomateriais de segunda geração em escala comercial. A empresa tem trabalhado com diversos parceiros no fornecimento de vários produtos, tais como combustíveis e lubrificantes renováveis, polímeros e solventes de alto desempenho e ingredientes para produtos de cuidados pessoais, como emolientes e fragrâncias.

A certificação de sustentabilidade RSB abrangeu as moléculas de hidrocarboneto renováveis produzidas pela Amyris em sua biorrefinaria em Brotas, São Paulo, Brasil, sendo inicialmente o farneseno, que utiliza cana-de-açúcar brasileira como matéria-prima na sua produção. O farneseno é um hidrocarboneto líquido, de cadeia longa e ramificada, que é usado como precursor para inúmeras aplicações, desde produtos químicos especiais a combustíveis de alta performance. A auditoria de certificação RSB foi realizada pela SCS Global Services.

“Estamos muito satisfeitos em conceder a certificação RSB à Amyris, a primeira empresa no Brasil a receber o certificado da RSB. Seu compromisso com a sustentabilidade e reconhecimento da importância de seguir padrões de sustentabilidade robustos e de credibilidade na indústria bioquímica é notável e contribui para posicionar a Amyris como líder no setor”, disse Rolf Hogan, Secretário Executivo da RSB.

“A Sustentabilidade serve como base para a nossa empresa e nossos produtos. Estamos expandindo nosso portfólio de produtos para permitir a melhoria de indústrias, das comunidades locais e do meio ambiente. Desde o nosso diesel e combustível de aviação renováveis até nosso emoliente cosmético esqualano e novos óleos aromáticos, aplicamos ciência inspirada para oferecer soluções a um mundo em crescimento”, disse Zanna McFerson, Diretora de Negócios da Amyris. “Estamos ansiosos para continuar nosso trabalho com a RSB e outras partes interessadas para demonstrar o nosso compromisso com os rigorosos padrões de sustentabilidade em todos os nossos produtos e moléculas”.

“Estamos orgulhosos da certificação RSB da Amyris. A Total e a Amyris estão trabalhando em parceria para trazer ao mercado o combustível de aviação renovável que desenvolvemos em conjunto, após a validação ASTM. A certificação RSB é uma demonstração do compromisso compartilhado que temos com a indústria da aviação para fornecer soluções que atendam um pilar fundamental da sua “Visão 2050″, que é tecnologia sustentável para abastecer a indústria. Nossos combustíveis renováveis têm potencial para reduzier as emissões, ao mesmo tempo proporcionando maior desempenho”, disse Jean-Marc Otero del Val, Vice-Presidente Sênior de Novas Energias, TOTAL.

Sobre a RSB

A Roundtable on Sustainable Biomaterials (RSB) é responsável por um padrão global de sustentabilidade e um sistema voluntário de certificação, aplicados à produção de biomateriais. O padrão RSB representa um consenso de mais de 100 organizações de todo o mundo, incluindo agricultores, indústrias, refinarias, governos, agências das Nações Unidas e ONGs. Ele foi concebido para garantir a sustentabilidade na produção de biomateriais, proporcionando ferramentas de fácil utilização para a indústria demonstrar conformidade. A certificação RSB valida a produção sustentável, incluindo redução de emissões de gases de efeito estufa, respeito aos direitos humanos, proteção da biodiversidade e dos recursos hídricos e a manutenção da segurança alimentar. A RSB é membro integral da ISEAL Alliance, que define códigos de boas práticas para as organizações que elaboram padrões. Para mais informações a respeito dos padrões RSB, certificações e associação, visite o nosso website: www.rsb.org.

Sobre a Amyris, Inc.

A Amyris é uma empresa integrada de produtos renováveis focada no fornecimento de alternativas sustentáveis para uma ampla gama de produtos derivados do petróleo. A Amyris usa sua plataforma de tecnologia para converter açúcares vegetais em uma variedade de moléculas – “blocos” flexíveis – que podem ser utilizadas em diversos produtos. O portfólio inicial de produtos comerciais da empresa está baseado no Biofene®, marca registrada de farneseno renovável da Amyris, um hidrocarboneto de cadeia longa. A Amyris está comercializando esse produto como ingrediente renovável de alta performance tanto para produção de cosméticos, aromas, fragrâncias, polímeros e lubrificantes como também para produção de diesel renovável e combustível de aviação. A Amyris Brasil Ltda., uma subsidiária da Amyris, é responsável pelo estabelecimento e pela expansão da produção da Amyris no Brasil. Mais informações sobre a Amyris estão disponíveis em www.amyris.com.