As discussões promovidas durante o Simpósio Nacional de Biocombustíveis de Aviação foram reunidas em anais publicados pela Embrapa Agroenergia, com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal. Os capítulos foram escritos por profissionais de universidades, instituições de pesquisa, órgãos de governo, fabricantes de aeronaves e empresas nacionais e estrangeiras que estão investindo na produção de combustíveis de origem renovável para o setor aéreo.

A substituição parcial do querosene de origem fóssil por biocombustíveis de fonte renovável é a principal estratégia do setor aéreo para reduzir as emissões de gás carbônico. O compromisso firmado pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) é chegar a 2050 com metade das emissões registradas em 2005. Muitos voos de teste ou demonstrativos já foram realizados, mas, para a entrada efetiva dos biocombustíveis no mercado, ainda há que se equacionar questões como disponibilidade de matérias-primas e custo do produto.

O coordenador do Simpósio e editor-técnico dos anais, Rossano Gambetta, afirma que a publicação reúne a opinião de especialistas dos mais variados meios, desde a academia até empresas do setor áereo e produtivo, apresentando em detalhes o estado da arte, desafios atuais e visão de futuro dos biocombustíveis de aviação.

O Livro dos “Anais do Simpósio Nacional de Biocombustíveis de Aviação tem 300 páginas e está dividido nas sessões: 1- os biocombustíveis de aviação; 2- a tecnologia e o bioquerosene de aviação; o papel do bioquerosene de aviação na agroindústria; 4- tecnologias de produção de bioquerosene de aviação por rota química; 5 – tecnologias de produção de bioquerosene de aviação por rota bioquímica.

Exemplares do livro são distribuídos gratuitamente e os interessados podem solicitá-lo ao Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Embrapa Agroenergia (sac.cnpae@embrapa.br).