Obter maior rentabilidade e qualidade do biodiesel são desafios que estarão em debate em São Paulo, durante a 9ª. edição do Biodiesel Congress. Promovido pela F.O.Licht e pela IBC do Brasil, o encontro reunirá em São Paulo, entre os dias 4 e 6 de junho, especialistas do Brasil e da América Latina para discutir tendências do mercado interno e externo, regulamentação, investimentos, matérias-primas, logística e a aplicação do Selo Combustível Social.

No dia 4 de junho um seminário se debruçará sobre os padrões técnicos de qualidade e a nova portaria de especificação da ANP. O seminário terá a presença do professor Donato Aranda, da pesquisadora da Embrapa Itania Soares, da engenheira de desenvolvimento da Bioverde, Aline Simões, do professor Dr. Joaquín Ariel Morón-Villarreyes, e do especialista em regulamentação da ANP, Alexandre Duarte da Silva.

No dia 5, ao iniciar a sessão plenária, o assessor econômico da Abiove, Leonardo Botelho Zilio, e o pesquisador do IPEA, Gesmar Rosa dos Santos, discutem o cenário do Biodiesel na América Latina, apresentando projeções de crescimento, desafios relacionados às políticas públicas e à precificação do produto em diferentes mercados e na concorrência com outros biocombustíveis.

As expectativas com relação ao novo marco regulatório serão discutidas pelo deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS), enquanto Valdecir José Zonin, representando a SEAPA/RS falará sobre o Selo Combustível Social. Os desafios relacionados à rentabilidade também estarão em foco no painel sobre a evolução dos custos do biodiesel produzido a partir de várias matérias-primas. Desta sessão participam representantes da Ubrabio, Dedini, Amyris e UFRJ.

No último dia do encontro, os participantes discutem os desafios para garantir a integridade do produto até a entrega, aspectos da comercialização, a nova dinâmica do mercado de biodiesel com a tendência da verticalização, o escoamento da produção por diferentes modais e, no encerramento do encontro, o impacto dos leilões nas negociações do mercado de biodiesel. Este último tema será conduzido pelo diretor do departamento de combustíveis renováveis do Ministério de Minas e Energia, Ricardo Dornelles.

AGENDA:
9ª. Edição do Biodiesel Congress
Data: 04 a 06 de junho de 2013.
Local: Hotel Tivoli São Paulo Mofarrej, Alameda Santos, 1437, São Paulo, SP
Organização: F.O.Licht e IBC do Brasil, empresas do Informa Group
Informações: 11-3017-6808 ou imprensa@informagroup.com.br
www.biodieselcongress.com.br


print