A ANP divulgou nesta segunda-feira (07/11) o edital do 24º leilão do biodiesel, que será realizado no próximo dia 21. Serão adquiridos 650 mil m³ de biodiesel, divididos em dez lotes, para atendimento ao percentual mínimo obrigatório de adição de biodiesel ao óleo diesel de 5%. A concorrência será realizada por pregão eletrônico.

Cada uma das cinco regiões do país receberá dois lotes, sendo um representando cerca de 80% do volume da demanda e voltado para produtores que possuem selo Combustível Social. Os 20% restantes serão leiloados entre todos os produtores de biodiesel que estejam autorizados pela ANP. O biodiesel leiloado deverá ser entregue no período de 1º de janeiro de 2012 a 31 de março de 2012, pelo produtor, em tancagem própria ou de terceiros, na quantidade negociada no pregão.

A grande novidade deste leilão, será a inclusão do preço máximo, estimado pela ANP, para cada item. Esse mecanismo já incorpora em sua composição o correspondente Fator de Ajuste Logístico (FAL), criado pela ANP para equalizar de custos logísticos e das características entre diferentes regiões do país. O cálculo do FAL é diretamente proporcional à média das distâncias rodoviárias entre a capital do estado de origem do biodiesel e as capitais da região do lote leiloado.