Biodiesel traz a promessa de substituir uma fração significativa de óleo diesel a partir de seu uso corrente. Produzido a partir de produtos agrícolas, como soja, dendê, canola, pinhão manso e outras, o biodiesel é um combustível renovável com exceção de um dos insumos derivados de combustíveis fósseis utilizado na sua preparação.
Escolhas para as matérias-primas a serem utilizadas, tecnologias, custos e impactos ambientais têm de ser avaliados para garantir uma ampla aceitação de biodiesel como um substituto para o óleo diesel. A Conferência Internacional Biodiesel discutirá todos os aspectos técnicos da produção de biodiesel em diversos países.Para este propósito, o programa da conferência está organizado em três módulos:
•Qual é o “status” atual das tecnologias utilizadas para a produção de biodiesel (na área agronômica e industrial)?
 •O que os países em várias partes do mundo estão fazendo nesta área?
•iii. O que as empresas estão fazendo?
No final do dia haverá um debate entre os palestrantes convidados e o público em geral sobre o problema do papel do biocombustível no futuro do transporte como substituto para o óleo diesel, bem como as políticas para reforçar o seu papel. O local da Conferência será a cidade de São Paulo, no dia 18 de Novembro de 2011, no Centro de Convenções da Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP.
A Conferência Internacional Biodiesel, conta com o suporte do Centro de Estudos em Energia e Sustentabilidade – CEES da Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP, e do Centro Inova de Tecnologia da FAAP.