Representantes do setor produtivo e membros do governo estiveram reunidos, nesta terça-feira (20), na sede do Ministério da Agricultura para discutir uma Agenda Estratégica cujo foco é direcionar as discussões da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Palma de Óleo nos próximos anos. O grupo de trabalho, do qual faz parte União Brasileira do Biodiesel (Ubrabio), trabalha para construir um documento com diretrizes e prioridades que servirá para a continuidade dos trabalhos mesmo com as mudanças de gestores.

Esta foi a primeira das duas reuniões planejadas para construir a agenda. O próximo encontro está agendado para o dia 20 de outubro. Entre os temas discutidos pelo grupo de trabalho estão questões relacionadas a levantamento de dados de produção, assistência técnica, defesa agrícola, sustentabilidade ambiental, crédito e seguro rural, comercialização, gestão de qualidade, além de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

De acordo com o Coordenador Geral de Agronegócio do Ministério da Agricultura, Denilson Ferreira, todos os pontos levantados serão sistematizados e amadurecidos até a próxima reunião. Ele diz não ter dúvida de que o guia será fundamental para as políticas voltadas ao setor priorizando aquilo que os representantes da cadeia produtiva consideram essencial para alavancar o setor. “O objetivo da câmara é fazer o diálogo entre o governo e a cadeia produtiva estabelecendo temas prioritários. Nesse sentido o encontro de ontem foi muito produtivo com destaque para os temas agricultura familiar, pesquisa, inovação e questões ambientais”, explica.