A União Brasileira do Biodiesel (Ubrabio) esteve presente no segundo dia do Seminário Nacional sobre o Complexo Agroindustrial do Biodiesel no Brasil que aconteceu em Brasília. O Presidente-Executivo da Ubrabio, Odacir Klein, desmistificou a afirmação de que a produção de Biodiesel prejudica a produção de alimentos já que o Biodiesel é produzido a partir do óleo extraído do esmagamento do grão, processo obrigatório para a extração do farelo da soja  destinado à produção de proteína. “Além disso, a produção do Biodiesel contribui para a diminuição do preço do farelo impactando positivamente na inflação.”, completou Odacir Klein.
Outro ponto destacado pelo Presidente-Executivo da Ubrabio foi ao grande estímulo gerado pelo Programa Nacional de Biodiesel para a diversificação de matérias-primas e conseqüente benefício à agricultura familiar. Por fim, Klein lembrou que a produção de Biodiesel existe hoje no país porque os empresários investiram e acreditaram na parceria com o Governo Federal.
O Diretor do Departamento de Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia, Ricardo Dornelles, falou sobre a atual política de comercialização e dos leilões de Biodiesel. Para o Presidente-Executivo da Ubrabio,  a inserção do FAL (Fator de Ajuste Logístico)no último leilão veio como instrumento de ajuste, mas que precisa de correções considerando a origem da matéria prima e a isonomia,  e que esse tema seria para outro fórum, uma reunião junto ao MME.
A participação da Agricultura Familiar na produção do Biodiesel foi apresentada pelo Coordenador-Geral de Biocombustíveis do Ministério de Desenvolvimento Agrário, Marco Antônio Viana Leitte, que afirmou que o setor produtivo do biodiesel comprou até este mês R$ 800 milhões da Agricultura Familiar, gerando emprego e renda no campo. “A expectativa é chegar no final de 2011 com mais de R$ 1,4 bilhões de aquisições”. completou Marco Antônio.
Já Adriano Duarte, Representante da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel do Ministério de Ciência e Tecnologia fez um balanço sobre as pesquisas em torno do Biodiesel e anunciou que os testes com o uso de B20 (mistura de 20% de Biodiesel no Diesel) estarão finalizados até o fim do ano.
Também estiveram presentes no Seminário o Coordenador do Grupo Interministerial do Biodiesel, Rodrigo Rodrigues, o representante da Superintendência de Biocombustíveis e Qualidade de Produtos da ANP, Vinicius Skrobot, o Coordenador da Secretaria de Produção e Agroenergia do MAPA, Denilson Ferreira.
Por Comunicação Social – Ubrabio