O prefeito de Curitiba (PR), Luciano Ducci, afirmou à reportagem do R7, nesta sexta-feira (1º), que o ônibus Ligeirão, com capacidade para 270 passageiros, vai atender todos os eixos da cidade até 2013. Atualmente o coletivo de 28 metros faz duas linhas, uma que liga o Alto Boqueirão ao centro, com somente quatro paradas, e a linha Pinheirinho-Linha Verde-Centro. Segundo Ducci, já foi lançada a licitação para o Ligeirão que deve atender o eixo norte-sul. 

– Agora nós lançamos a licitação para um outro eixo, que é o norte-sul de Curitiba. Assim, ano que vem teremos mais um eixo e, em 2013, o eixo leste-oeste. 

De acordo com o prefeito, o transporte público de Curitiba atende hoje a uma demanda de quase 2 milhões de passageiros por dia, por meio de uma rede de 2.000 ônibus. O Ligeirão que já está em circulação desde março deste ano passa pelos corredores dos coletivos e só para em alguns pontos.

– Ele reduz o tempo médio de viagem em praticamente 50%. Ele melhora bastante o tráfico. Se for de carro no horário de pico, ou com o ônibus, o usuário chega mais rápido de ônibus. 

Ducci também garantiu que até o ano que vem serão implantados 30 ônibus elétricos na cidade, o que deve reduzir a emissão de poluentes e não faz barulho durante a circulação. Inicialmente, quatro linhas serão implantadas. 

– Ele é com baterias, super silencioso. Quando ligado, sai em partida elétrica até 20 km/h e depois passa biocombustível [automaticamente]. Quando freia, ele recarrega as baterias. Ele traz melhoria para o meio ambiente e reduz a poluição em quase 90%.

R7