Começou a operar nesta terça-feira, 29/03, dia do aniversário de 318 anos de Curitiba, o Mega BRT. De cor azul e com 28 metros, é o maior ônibus do mundo em comprimento. O lançamento do novo modelo foi feito neste domingo, 27, durante a festa de aniversário da cidade com a presença de autoridades.  

Ao todo, serão entregues 18 dos 24 biarticulados programados para entrar em circulação no primeiro semestre, todos movidos a B100 (100% Biodiesel). Outros 50, os chamados “ligeirinhos”, abastecidos com B5, entram em operação hoje.

O projeto foi implantado em caráter experimental em agosto de 2009, com seis ônibus da Linha Verde, o que significou uma redução de 50% de emissão de fumaça. A partir de agora todos os Ligeirões rodam exclusivamente com Biodiesel. A meta da prefeitura de Curitiba é que, até dezembro de 2012, pelo menos 10% (140 coletivos) circulem apenas com biocombustível.

A BSBIOS, uma das empresas associadas à Ubrabio, é parceira no projeto e vai fornecer cerca de 200 mil litros/mês de Biodiesel para abastecer a frota.

Por Comunicação Social.