O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) divulgou nessa quarta, dia 23, um balanço dos últimos seis anos do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB). No período, uma média de 276 mil famílias foram incluídas no programa. O total de aquisições de matéria-prima da agricultura familiar pelo setor produtivo entre os anos de 2005 a 2010 foi de mais de R$ 2 bilhões.

O encontro, que aconteceu em Brasília, contou com a presença de técnicos da coordenação geral de Biocombustíveis da SAF/MDA, de nove produtores associados à União Brasileira de Biodiesel (Ubrabio), de representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar (Unicafes), e teve por objetivo, além de apresentar os resultados, traçar diretrizes conjuntas entre o Ministério e seus parceiros e apresentar as perspectivas do programa para o período de 2011 a 2014.

Como encaminhamento final, será elaborado um documento com as principais diretrizes e ideias enviadas por cada entidade presente na reunião. O material será utilizado para a criação de um manual de instrução normativa voltado para o setor.