A Bioverde assinou um acordo de cooperação técnica e tecnológica com a Integral Bioenergies Systems (IBS), com sede em Barcelona, na Espanha. O acordo inclui a importação de equipamentos e uso de uma nova tecnologia de processamento de resíduos para a produção de biodiesel.

 

A IBS está interessada no mercado brasileiro de biodiesel. A companhia criou a empresa First Biodiesel Company para poder atuar no país, onde manterá uma equipe técnica para trabalhar em conjunto com a Bioverde. Esta será a primeira vez que uma usina comercial utiliza a tecnologia desenvolvida em 2006 com recursos do governo espanhol para pesquisas. “Este acordo abre um mundo novo para o biodiesel”, diz Ailton Domingues, presidente da Bioverde

 

A Bioverde vai solicitar uma autorização da ANP para iniciar os testes na usina de Taubaté (SP), onde inicialmente essa tecnologia será operacionalizada. Segundo Domingues, a idéia é montar uma linha de produção maior em Sorocaba (SP), na unidade adquirida da Copenor, onde há condições técnicas melhores para suportar essa tecnologia.