A Bianchini abriu as portas de seu complexo industrial para os agricultores familiares conhecerem um pouco mais desta importante cadeia produtiva e como se dá o processamento das matérias-primas que eles produzem. O Dia de Fábrica ocorreu no dia 26 de novembro, na unidade industrial da empresa, em Canoas/RS.

Na oportunidade, os agricultores familiares puderam conhecer melhor os padrões e formas de controle de qualidade da soja. Com isso, foi melhorado o entendimento de como as boas práticas agrícolas podem refletir na qualidade da soja e de seus derivados e como essa qualidade se relaciona com o preço pago ao agricultor.

Os agricultores fizeram uma visita guiada em todo o complexo industrial da Bianchini. Para tanto, foram orientados sobre procedimentos de segurança e receberam os equipamentos de proteção individual. Conheceram todas as etapas do processamento, desde a recepção do grão, o esmagamento, a produção de biodiesel o seu armazenamento, além de conhecerem os laboratórios de controle de qualidade. Os técnicos da empresa demonstraram cada etapa do processamento, facilitando o entendimento dos visitantes.

O Dia de Fábrica contou com a presença de cerca de 50 agricultores familiares parceiros da Bianchini, dos técnicos de campo da empresa, de representações dos sindicais dos municípios, da FETAG-RS e da Coordenação de Biocombustíveis do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA.

O evento é parte das ações da Bianchini para o fortalecimento da agricultura familiar do Rio Grande do Sul, conforme critérios do Selo Combustível Social. A empresa obteve essa certificação do MDA em novembro de 2012. A Bianchini é uma empresa nacional de comercialização e esmagamento de grãos, que atua em diversas regiões do Rio Grande do Sul. Com 53 anos de experiência, um esmagamento médio anual de 1,5 milhão de toneladas de soja e marcante presença na comercialização de grãos no estado, a Bianchini entrou também no mercado de biodiesel no último ano. A sua unidade industrial situada em Canoas possui uma capacidade anual de produzir 324 milhões de litros de biodiesel, figurando-se entre as cinco maiores empresas brasileiras do setor.

A empresa possui contratos com cooperativas da agricultura familiar e com agricultores individuais e, nesta safra, deve envolver direta e indiretamente (por meio das cooperativas) quase 40.000 agricultores. Somente em 2013 a empresa já aportou cerca de R$ 150 milhões em aquisições da agricultura familiar. O Diretor Executivo da empresa, Antin Bianchini, comentou sobre os objetivos do trabalho, destacando o conhecimento que quer passar ao agricultor:

– Além de contribuir para a garantia do fornecimento de biodiesel de qualidade ao Brasil, a Bianchini quer também fortalecer a agricultura familiar do Rio Grande do Sul, seja por meio de parcerias com as cooperativas, ou pela contratação direta e dotação de assistência técnica aos agricultores familiares individuais que enxergam no Selo Combustível Social oportunidades de melhor rentabilidade para a sua produção.

O articulador do Projeto Polos do Ministério do Desenvolvimento Agrário, que atua na monitoria do Programa Nacional de Produção de Biodiesel,LeocirZortea destacou a importância das empresas produtoras de biodiesel levarem o produtor rural para conhecer o processo de funcionamento da fábrica. Com o mesmo sentimento, Nestor Bonfanti, tesoureiro da FETAG-RS, também ficou satisfeito com a integração: “Muitas vezes o agricultor apenas produz a matéria-prima, mas não é convidado para participar do processo.”

Os agricultores que estiveram presentes no Dia de Fábrica aprovaram a realização do evento. Ernani Lagemann, que cultiva de 60 hectares de soja em Ibirubá, gostou da oportunidade de ver o que é feito com o grão que ele produz. Vitorio Masiero, com um terreno de quatro hectares de soja em Encantado, resumiu: “Antes não tinha ninguém nos ensinando, mas agora tem um técnico que nos apoia.”

O momento foi muito importante para conhecer melhor o programa e integrar ainda mais o agricultor familiar a esta importante cadeia produtiva e à Bianchini. Dado o sucesso da iniciativa, a Bianchini pretende fazer novos ciclos de visitações, para dar oportunidade a todos os seus parceiros da agricultura familiar para conhecerem o processo industrial.