Quer saber como aplicar as recomendações da Força-Tarefa sobre Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima (TCFD)?
Então não perca a oportunidade de participar dos workshops que serão realizados, nos dias 28 e 29 de maio, em São Paulo e no Rio de Janeiro, respectivamente, como parte do projeto Accounting for Sustainability (A4S) do Prince of Whales.
A iniciativa, realizada por meio de parceria com o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), é voltada para profissionais de times financeiros. O objetivo é ajudar os participantes a identificar os principais passos que poderão ser tomados para as diretrizes da TCFD.
As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas. Para se inscrever, envie um email para o endereço kerry.perkins@a4s.org.
Tópicos abordados:
- Conhecimento acerca de abordagens que tem sido adotadas para implementar as recomendações da TCFD;
- Exemplos práticos de como se pode começar a implementar as recomendações;
- O ponto de vista dos usuários dos dados – por que importa e o que os investidores farão com essa divulgação (sujeito à disponibilidade de um apresentador);
- Uma compreensão mais ampla sobre os riscos e as oportunidades climáticas e
- Um ambiente no qual os participantes podem compartilhar e discutir desafios e soluções.
Informações gerais sobre os workshops:
Público-alvo: Responsáveis por relato financeiro e de times da área de Sustentabilidade e/ou de risco. É desejável o acompanhamento de colegas financeiros, uma vez que o workshop focará especificamente no papel das finanças.
São Paulo
Quando: Terça-feira, 28 de maio 9h30 às 12h30
Onde: Auditório do IBEF – Presidente Juscelino Kubitscheck 1726 – 15o. andar, São Paulo (SP)
Rio de Janeiro
Quando: Quarta-feira, 29 de maio das 9h30 às 12.30
Onde: Rio de Janeiro – BNDES – Av República do Chile 330 – 7o. andar, Rio de Janeiro (RJ)
Participam o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e Membro da Comissão de Ciências Ambientais do CNPq Carlos Nobre e representantes do Instituto Tecnológico Vale, da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade de Brasília (UnB), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Um dos autores dos requerimentos, o senador Marcio Bittar (MDB-AC) justifica que as discussões a respeito das mudanças climáticas e do aquecimento global tomaram proporções mundiais. Ele cita o Acordo de Paris, firmado por diversas nações para combater o problema, e afirma que não existem conclusões definitivas do envolvimento humano como agente ativo e responsável pelo aumento da temperatura no planeta e pelas mudanças observadas na biosfera.
Com o propósito de levar a polos produtores de biocombustíveis esclarecimentos sobre a operacionalização do RenovaBio, em especial da calculadora RenovaCalc, dirimir eventuais dúvidas e identificar a necessidade de aperfeiçoamentos, a ANP implantou o programa “RenovaBio Itinerante”. São encontros com agentes econômicos e associações onde são feitas apresentações e discutidos temas pertinentes ao programa.
O UK & Brazil: Partners in Energy traz ao Rio de Janeiro mais uma oportunidade para a troca de experiências entre Reino Unido e Brasil no setor de energia.
O evento contará com o workshop focado em tecnologia e inovação para biogás e biocombustíveis. Veja a lista dos palestrantes:
Department for International Trade
Abiogás
MME
ANP
Cambi
Aggreko
Green Fuels
O segundo encontro da série Diálogos da Transição acontecerá na próxima terça-feira, 4 de junho, e irá debater as principais alternativas para a transição energética da frota brasileira. Acompanhe a transmissão online ao vivo pelo Facebook e participe da discussão enviando suas perguntas.
Conselho Nacional de Política Energética se reúne para discutir abastecimento e distribuição de combustíveis