O objetivo do evento é buscar um diálogo com representantes do governo, Ministério de Minas e Energia (MME), Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) juntamente com agentes do setor privado como o Fórum Nacional Sucroenegérgico, União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) e membros da Universidade para entender os impactos e novos desafios das políticas de incentivos aos biocombustíveis no estado de Goiás.
Inscrições:
As inscrições para o RENOVABIO poderão ser feitas no período de 13 de agosto de 2018 a 11 de outubro de 2018 pelo link: bit.ly/RenovabioUFG
Qualquer dúvida, entrar em contato pelo e-mail: eventosufg@gmail.com
Programação:
9h-9h30h- Abertura
9h30 -12h30 – Painel 1
Moderador: Wilson Mozena Leandro (UFG)
Palestrantes:
DrJoachim Werner Zang (IFG) – Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Tecnologias de Processos Sustentáveis (NUPTECS).
Dr. Nelson Roberto Antoniosi Filho (UFG) – Coordenador da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel do MCTIC.
Donizete José Tokarski (UBRABIO) – Superintendente da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio).
Rafael Silva Menezes (MCTIC) – Desenvolvimento Tecnológico dos Biocombustíveis e pela a Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel, Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC)
Marlon Arraes Jardim Leal (MME) – Coordenador-Geral de Inserção de Novos Combustíveis Renováveis, Ministério de Minas e Energia (MME)
14h – 17h- Painel 2
Moderadora:ProfaDra. Laís Forti Thomaz (UFG) – Professora de Relações Internacionais da Universidade Federal de Goiás
Palestrantes:
Miguel Ivan Lacerda de Oliveira – Diretor do Departamento de Biocombustíveis da Secretaria de Petróleo e Gás, Ministério de Minas e Energia (MME)
Dr. Pietro Adamo Sampaio Mendes – Assessor do Diretor-geral, Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)
André Rocha – Presidente do Fórum Nacional Sucroenergético
Prof. Dr. Rommel Bernardes da Costa – Professor de Agronomia da Universidade Federal de Goiás
17h-18h – Networking
Aproximadamente 3,5 bilhões de pessoas consomem 70% da energia global, embora ocupem apenas 3% da superfície. Diante da finitude dos recursos, o Estadão discutirá as melhores práticas para desafios sócio-ambientais, gestão dos recursos hídricos e as inovações que podem auxiliar esse processo e soluções para o brasil.
Participe! Se inscreva e contribua com discussões que podem revolucionar o modo de produção no País.
Palestrantes confirmados:
Melhores práticas para desafios socioambientais
Gil Scatena – Coordenador de Planejamento Ambiental na Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo
Marina Grossi – Presidente CEBDS
Rodrigo Figueiredo – VP de Sustentabilidade e Suprimentos da AMBEV
Como cuidar dos nossos recursos hídricos
Carlo Pereira – Diretor do Pacto Global para Sustentabilidade – ONU
Samuel Barrêto – Gerente Nacional de Água – The Nature Conservancy
Renato Saraiva – Diretor do Departamento de Revitalização de Bacias Hidrográficas e Acesso à Água – DRBA
Empreendedorismo e inovação para o ambiente
Alexandre Alves, General Partner da Inseed Investimentos
Suzana Pádua, Presidente do IPE (Instituto de Pesquisas Ecológicas)
Evento Gratuito!
Talanoa é uma palavra tradicional usada em Fiji para refletir um processo de diálogo inclusivo, participativo e transparente. O processo do Talanoa envolve o compartilhamento de ideias, habilidades e experiências a partir do ato de contar histórias. Nesse sentido, o CEBDS, que promove o desenvolvimento sustentável de empresas que atuam no Brasil e interage com governos e sociedade civil, irá realizar o Diálogo de Talanoa, que acontecerá no dia 19 de outubro, de 13h às 18h, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.
O evento tem a organização do CEBDS junto com o Talanoa Dialogue for Climate, a correalização do Museu do Amanhã gestão IDG, com o patrocínio do Bradesco, Grupo Banco Mundial, Itaú, Santander e Shell, além de contar com o apoio de mídia do Estadão. O objetivo final do evento é submeter a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (em inglês UNFCCC) contribuições empresariais e da sociedade civil nas negociações da COP24 (Conferência das Partes).
“DIÁLOGO DE TALANOA”
Data: 19 de outubro de 2018
Horário: 13h às 18h
Local: Auditório do Museu do Amanhã – Praça Mauá, 1 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
Programação preliminar:
13h -14h – Credenciamento
14h – 14h10 – Abertura
14h10 – 14h40 – Palestra Magna: Apresentação do Relatório Especial do IPCC sobre o Aquecimento Global de 1.5 ° C.
14h40 – 16h – Painel 1: Como as grandes empresas vem contribuindo para o cumprimento do Acordo de Paris
16h – 16h20 – Coffee-break
16h20 – 16h30 – Contribuições de outros Talanoas
16h30 – 17h50 – Painel 2: Como a sociedade vem mudando e exercendo seu papel no combate às mudanças climáticas?
17h50 – 18h – Encerramento
O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SETEC), convida para o evento de lançamento dos Planos de CT&I 2018 – 2022 nas áreas de Energias Renováveis e Biocombustíveis, Minerais Estratégicos e Petróleo & Gás Natural.
PÚBLICO ALVO
Representantes dos setores público e privado, academia e sociedade.
Data: 31 de outubro de 2018, quarta-feira.
Horário: 9:00 – 18:00hs
Local: Auditório Lourenço Chehab, Esplanada dos Ministérios, Bloco R, Brasília-DF.
VAGAS LIMITADAS!
As inscrições serão gratuitas e poderão ser feitas no link https://goo.gl/forms/FmxotQvwqkrpNnWm1
Informações: (061) 2033 – 7817 ou eventos.cgts@mctic.gov.br