out
8
ter
2019
Seminário “Cidades Inteligentes, Humanas e Sustentáveis” @Brasília/DF
out 8@09:00 – 18:00

Proposto pelo Grupo de Estudos Cidades Inteligentes do CEDES e pela Subcomissão Especial Cidades Inteligentes da CDU, o evento será realizado no dia 8 de outubro de 2019, terça-feira, das 9h00 às 18h00, no Auditório NEREU RAMOS, Câmara dos Deputados, Anexo 2.

O estudo é motivado pela relevância do tema, que traz diversos novos conceitos e instrumentos capazes de gerar inovação e melhorias para cidades e cidadãos brasileiros. Seus objetivos envolvem a coleta de informações com a maior variedade possível de atores e especialistas, a fim de aprofundar o conhecimento do tema no Brasil, identificar as problemáticas existentes e elaborar propostas de soluções. O estudo está dividido nos seguintes eixos:

  • Uso de tecnologias inteligentes e sensitivas;
  • Sustentabilidade;
  • Sociedade inovadora e altamente qualificada;
  • Governança mediada por tecnologia e participação cidadã;
  • Economia baseada em conhecimento.

O seminário será composto por 4 painéis, referentes aos eixos supramencionados.

Painel 1 – Uso de tecnologias inteligentes e sensitivas

Este painel tem como foco o uso de tecnologia em cidades inteligentes

Painel 2 – Sociedade inovadora e altamente qualificada

Este painel trata da educação e capacitação dos munícipes, da formação para as mudanças de paradigma que estamos vivendo, tanto do ponto de vista da formação dos alunos quanto da formação dos professores. Ressaltamos aqui as dificuldades que as empresas da economia digital enfrentam para a contratação de mão-de-obra qualificada, como faltam profissionais e cursos e a realidade do analfabetismo funcional. Nesse eixo abordaremos as necessidades e desafios de se educar nossa sociedade para as mudanças econômicas, sociais e na organização do trabalho

Painel 3 – Governança mediada por tecnologia e participação cidadã

Este painel trata dos potenciais benefícios e riscos que a governança digital possui na construção de cidades inteligentes. Algumas questões de grande interesse são:

  • Como a governança digital tende a modificar as formas de funcionamento e estrutura dos governos e transformar a forma de relacionamento entre governos e sociedade;
  • Como a governança digital pode contribuir na construção de ambientes favoráveis à inovação e à implementação de novos modelos de negócios;
  • Benchmarks nacionais e internacionais em projetos de governança digital.

Painel 4 – Sustentabilidade ambiental, econômica e financeira

Neste Painel pretende-se discutir formas de dar perenidade aos projetos e orçamentos, assim como o desenvolvimento de soluções que estejam em equilíbrio com o meio ambiente e busquem diminuir o uso de recursos naturais.

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos é um órgão técnico-consultivo, vinculado à Presidência da Câmara dos Deputados, composto por 23 parlamentares, os quais têm a atribuição de propor uma agenda de atividades e conduzir estudos estratégicos para o Brasil, desenvolvidos com o apoio da Consultoria Legislativa. O trabalho do Colegiado é dedicado a análise, discussão e prospecção de temas de caráter inovador ou com potencial de transformar as realidades econômica, política e social do nosso país.

O evento é aberto ao público. É possível fazer inscrição prévia pelo link, mas não é necessário.

A Câmara fornecerá certificado de participação, para quem solicitar. Também haverá transmissão ao vivo pelo portal e-democracia, permitindo que pessoas de fora possam fazer perguntas, as quais serão respondidas dentro do possível. Link para acesso ao portal.

Os convidados presentes poderão participar do debate público após a apresentação dos palestrantes de cada painel. Espera-se uma contribuição relevante dos palestrantes e do público presente para subsidiar a publicação que será apresentada ao final do estudo.

out
9
qua
2019
Café da Manhã da Frente Parlamentar da Bioeconomia @Brasília/DF
out 9@08:00
out
10
qui
2019
Seminário Desafios e Oportunidades para a Agricultura na América Latina @Rio de Janeiro-RJ
out 10 – out 11 dia inteiro

Nos dias 10 e 11 de outubro, o Rio de Janeiro vai receber renomados especialistas do setor agrícola nacional e internacional, que discutirão os desafios e oportunidades para a agricultura na América Latina. O seminário “Desafios e Oportunidades para a Agricultura na América Latina” é promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Fundação Getúlio Vargas (FGV). A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e o Sistema de Informações de Mercado Agrícola do G20 (Amis), em parceria com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), também estão na realização do encontro.

Reunião para tratar do processo de certificação de unidades produtoras de biocombustíveis @Rio de Janeiro-RJ
out 10@14:30

Reunião na ANP sobre processo de certificação de unidades produtoras de biocombustíveis, de que tratam a Resolução ANP nº 758, de 23/11/2018, e Informes Técnicos conexos.

out
17
qui
2019
SustenTalks: Colaborando para a sustentabilidade no ciclo de vida dos veículos
out 17@08:30
out
18
sex
2019
Semana Lixo Zero
out 18 – out 27 dia inteiro
Seminário Biocombustíveis: A Nova Realidade do Brasil @São José do Rio Preto-SP
out 18@08:00 – 18:00

Organizadores: Ubrabio (União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene) e Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São José do Rio Preto

Patrocínio: CREA-SP | Apoio: Câmara Municipal de São Jose do Rio Preto e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo (P.M. Sâo José do Rio Preto)

PROGRAMAÇÃO

08:00 – 09:00 – Recepção e Inscrições (Welcome coffee)

09:00- 10:00 – Abertura com autoridades presentes

10:00 – 12:30 – Mesa: Biocombustíveis – Histórico e Oportunidades

Presidente da Mesa: Vinicius Marchese Marinelli (Presidente do CREA-SP)

Palestrantes:

Donizete José Tokarski (Diretor Superintendente da Ubrabio)

Donato Aranda (Professor da UFRJ)

Debates

 

12:30- 14:00 – Intervalo para almoço

14:00 – 15:30 – Mesa: As Oportunidades de produção e uso de biocombustíveis na macro-região (Oeste paulista, Leste de MS, Sul de GO e Pontal do Triângulo Mineiro)

Palestrantes:

Antonio Celso Abreu (Representante do setor de Logística)

Gustavo Motta (Especialista em Políticas Públicas do Departamento de Biocombustíveis do Ministério das Minas e Energia)

Debates

 

15:30 – 17:30 – Mesa: O RenovaBio – Programa de redução de emissões e vantagens econômicas à cadeia produtiva

Palestrantes:

Eduardo Aboim Sande (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP)

Juan Diego Ferrés (Presidente da Ubrabio)

Deputado Federal Enrico Misasi (PV-SP)

Debates

17:30 – 18:00 – Encerramento com balanço geral do evento e recomendações

Inscrições no local

out
22
ter
2019
11° SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE TRANSPORTE E DESENVOLVIMENTO HIDROVIÁRIO INTERIOR @Brasília-DF
out 22 – out 24 dia inteiro

A Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (SOBENA) realizará o 11º Seminário Internacional de Transporte e Desenvolvimento Hidroviário Interior do dia 22 até o dia 24 de outubro na cidade de Brasília, Brasil. Este ano, a SOBENA adotou um formato inovador multiplataforma, com novos conteúdos e programas para a exposição e eventos paralelos.
O principal objetivo do Seminário é fomentar a disseminação de pesquisas e estudos tecnológicos para o desenvolvimento de um sistema eficiente e seguro de transporte hidroviário de cargas e de passageiros no país.

O evento terá sessões técnicas com apresentação de trabalhos técnicos, painéis de debates sobre tópicos mais relevantes do cenário atual, com a participação de acadêmicos, pesquisadores e especialistas do setor assim como conferências selecionadas apresentadas por renomados técnicos e pesquisadores nacionais e internacionais.

out
24
qui
2019
Brazil Summit 2019 @São Paulo-SP
out 24 dia inteiro

Brazil’s markets have surged since Jair Bolsonaro’s victory in the country’s presidential election. With the new presidency, and as Congress aims to pass key reforms, all eyes are on the world’s eighth largest economy. Local investors now seem confident that better days are on the way. After a grinding recession, the longest in Brazil’s history, recovery has been slow to materialise. But the markets seem unperturbed. Some of the optimism is based on a conviction that after such a long slump, a rebound cannot be far off.

Brazil requires not only deft fiscal management and continued anti-corruption efforts, but also a solid strategy to be more competitive in today’s tough world. Will economic pragmatism triumph over the new government’s ideological crusades? Where does Brazil stand in comparison to other key Latin American economies, where recent presidential elections have also taken place against a backdrop of sluggish economic growth and anger over crime and graft? How will the international community respond to another populist, far-right leader?

From a business perspective, how can Brazil foster and improve entrepreneurialism and innovation in the coming decades? What are the promises for the largest startup ecosystem in the region? Can cutting-edge technologies help solve Brazil’s most pressing issues?

Join The Economist’s editors and more than 200 government and business leaders to evaluate Brazil’s progress and discuss the country’s social, political and economic future in the year and the decade ahead.

I FÓRUM DE INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE PARA A COMPETITIVIDADE @Salvador-BA
out 24@08:00 – 13:00

As melhores estratégias para aproveitar o potencial agrícola do estado serão discutidas no primeiro FISC – Fórum de Inovação e Sustentabilidade para a Competitividade, no Senai Cimatec. Os mais importantes produtores deste ecossistema estarão reunidos para apresentar as boas práticas na relação entre o setor produtivo e o desenvolvimento sustentável.

O Fórum é uma realização do jornal Correio, Ibama e WWI, com o patrocínio da ABAPA, Fazenda Progresso e Suzano S.A e apoio institucional da FIEB e FAEB/SENAR.

I FÓRUM DE INOVAÇÃO E
SUSTENTABILIDADE PARA A COMPETITIVIDADE
 

PROGRAMAÇÃO

08h00 às 9h00 – Credenciamento

09h00 às 09h30 – Abertura

09h30 às 09h50 – Palestra Licenciamento ambiental, com Eduardo Bim, Presidente do Ibama

09h50 às 10h10 – Palestra Tendências de inovação na Industria 4.0, com Gianna Sagazzio, Diretora de Inovação CNI

10h10 às 10h30 – Palestra Eco-Nomia, a nova compliance internacional, com Eduardo Athayde, Diretor da WWI

10h30 às 11h00 – Painel I – Um mundo em mutação: novas regras nos negócios, com Eduardo Bim, Gianna Sagazzio, Eduardo Athayde

11h00 às 11h20 – Coffee

11h20 às 11h40 – Palestra  O inovador Brasil rural, com Julio Busatto, Presidente da ABAPA

11h40 às 12h00 – Palestra Da Chapada Diamantina para o mundo, com Evilasio Fraga, Diretor do Agropolo

12h00 às 12h20 – Palestra Direito Ambiental na Industria Florestal, com o professor Georges Humbert, presidente do Instituto Brasileiro de Direito e Sustentabilidade

12h20 às 12h50 – Painel II – Inovação e sustentabilidade modelando iniciativas, com Julio Busatto, Evilasio, Jose Carlos da Fonseca Jr e mediado por Rodrigo Alves, Superintendente do Ibama

12h50 às 13h00 – Acordo de cooperação

13h00 – Encerramento

Clique aqui para mais informações.

WordPress Theme built by Shufflehound. União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene - Ubrabio - Todos os direitos reservados |SHIS QL 12, Conjunto 07, Casa 05 - Brasília, DF 71630-275 |Telefone (61) 2104-4411 - E-mail: faleconosco@ubrabio.com.br | Desenvolvido por Svarmo Digital
USABrazil