set
22
dom
2019
XVIII Encontro da SBPMat/B-MRS Meeting @Balneário Camboriú-SC
set 22 – set 26 dia inteiro

O XVIII Encontro da SBPMat/B-MRS Meeting será realizado de 22 a 26 de setembro de 2019, no Balneário Camboriú (SC), no Hotel Sibara Flat & Convenções, e será coordenado pelos professores Ivan H. Bechtold e Hugo Gallardo, ambos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Os simpósios temáticos, propostos e organizados por membros da comunidade científica, são o eixo principal da programação dos eventos anuais da SBPMat, conhecidos como B-MRS Meetings. O encontro de 2018, realizado em Natal (RN), contou com 21 simpósios, os quais tiveram mais de 1.600 trabalhos aprovados para apresentação em sessões orais e de pôster. Os temas abordados nos simpósios abrangeram o desenvolvimento, fabricação e caracterização de diversos tipos de materiais (nanomateriais, polímeros condutores, metais avançados, compósitos, óxidos metálicos, eletrocerâmicas, biomateriais, superfícies, revestimentos) e suas aplicações em segmentos como energia, aeroespacial, saúde, eletrônica, bioeletrônica, fotônica, automotivo e decorativo. Mais de 1.100 profissionais e estudantes participaram desta edição do evento.

set
25
qua
2019
9ª Reunião dos Ministros da Agricultura do Brics @Bonito-MS
set 25 – set 26 dia inteiro

Os ministros da Agricultura dos países que compõem o Brics se reunirão nos próximos dias 25 e 26 de setembro em Bonito, principal cidade turística da região da Serra da Bodoquena, em Mato Grosso do Sul. O grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul representa 40% da população mundial e 25% do PIB global.

Esta é a 9ª Reunião dos Ministros da Agricultura do Brics e terá como tema a inovação tecnológica na agropecuária no contexto de aumento da população mundial e da demanda por alimentos. Os ministros debaterão questões relacionadas à segurança alimentar e sustentabilidade ambiental em âmbito regional e global.

O objetivo do encontro é fortalecer a cooperação entre os membros do grupo para cumprir as metas da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. Os ministros discutirão estratégias para melhorar a infraestrutura e a conectividade em diferentes cadeias da agropecuária, incorporando tecnologias que geram desenvolvimento e benefícios econômicos.

Seminário Desafios da Liderança Brasileira no Mercado Mundial de Soja @Londrina-PR
set 25 – set 26 dia inteiro

Nos dias 25 e 26 de setembro de 2019 Londrina sediará o seminário Desafios da Liderança Brasileira na Produção Mundial da Soja. O objetivo do evento é discutir temas relativos à competitividade da cadeia produtiva da soja com foco nas questões técnicas e de qualidade que podem manter o Brasil na condição de maior e melhor ofertante mundial de soja e derivados.

O evento se realizará na sede da Embrapa Soja, na Rodovia Carlos João Strass, s/n, acesso Orlando Amaral, Distrito de Warta, Londrina, PR.

Expoalimentaria 2019 @Lima, Peru
set 25@08:30 – set 27@20:00

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), tem o prazer de convidá-lo a participar da Missão Comercial ao Peru, por ocasião da feira Expoaliementaria 2019. A participação no evento oferece às empresas brasileiras amplas oportunidades de contatos comerciais, negócios e abertura do mercado peruano e adjacentes, bem como atrativo para outros mercados, por exemplo Europa, China, Coreia, Estados Unidos.

A Feira

Trata-se de uma feira de negócios, multissetorial, que vem se firmando como uma das mais importantes da América do Sul.  Inclui os setores alimentos e bebidas, serviços, máquinas e equipamentos e embalagens.  Esta será a 11ª edição da feira.

Entre as atividades promovidas pela feira, destacam-se: Salão de inovação, programação gastronômica, cozinha show, salão de café e cacau, salão de Pisco e chocolate e Rodada de Negócios.­

Em 2018, a feira recebeu 560 expositores oriundos de 26 países. Cerca de 50 mil visitantes de estiveram presentes. A Expoalimentaria apresentou cerca de 1.500 produtos e registrou negócios da ordem de USD850 milhões.  O evento computou cerca de 182.000 acessos à sua página oficial e a movimentação de 38.000 usuários nas suas redes sociais.

Pavilhão Brasil

As empresas brasileiras que forem selecionadas para integrar o Pavilhão Brasil na Expoalimentaria, Peru, contarão com estrutura completa, incluindo recepcionistas bilíngues, catálogo institucional, cozinha coletiva, mobiliário para preparação e exposição de produtos, bem como para reunião com os potenciais compradores e apoio técnico da equipe do MAPA.

Participação no Evento

Quem pode participar?

Podem se inscrever empresas da indústria de alimentos e bebidas, comerciais exportadoras, tradings, entidades setoriais e cooperativas, desde que para a promoção exclusiva de produtos brasileiros.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento estimula a inscrição de cooperativas e empresas de pequeno porte que planejam se inserir no mercado internacional e cujos produtos se enquadram ao perfil da feira.

Quais são os custos de participação?

O MAPA e o MRE serão responsáveis pelos custos de contratação do espaço na feira, montagem do estande, inscrição das empresas selecionadas, apoio de recepcionistas bilíngues, cozinha e confecção do catálogo do Pavilhão Brasil.

Cada empresa participante será responsável por suas despesas pessoais (passagens aéreas, vistos, vacinas, hospedagem, alimentação, etc.) e pelos custos com o envio de amostras. Além disso, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento incentiva os expositores a investirem em iniciativas complementares de promoção que possam potencializar os resultados positivos do evento.

É importante ressaltar que o ato de inscrição não garante a participação na feira, apenas manifesta o interesse do inscrito no processo de seleção de expositores.

set
27
sex
2019
Seminário Internacional de Transição e Integração Energética nos Países Iberoamericanos @Rio de Janeiro-RJ
set 27@08:00 – 19:00

Para aprofundar o conhecimento sobre o assunto “Transição e Integração Energética nos Países Ibero-americanos” a partir da discussão de iniciativas inovadoras, a Fundação Getulio Vargas (FGV), a Associação Iberoamericana de Entidades Reguladoras de Energia (ARIAE), a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e a PUC Chile e a Fundação Getulio Vargas (FGV), realizam em parceria, no dia 27 de setembro, o Seminário Internacional de Transição e Integração Energética nos países iberoamericanos. O evento será realizado no Centro Cultural FGV/ Sede da FGV, das 8h30 às 18h, no Rio de Janeiro.

O evento reunirá autoridades nacionais e internacionais para debater, em três painéis, as experiências integração energética nos países ibero-americanos; a abertura de mercado no cenário de transição energética; e os desafios da integração das energias renováveis à rede.

Serviço:
Data: 27 de setembro de 2019
Horário: 8h às 19h
Local: Centro Cultural FGV (Praia de Botafogo, 186, Rio de Janeiro-RJ)
Inscrições:www.fgv.br/eventos/?P_EVENTO=4813&P_IDIOMA=0 (até 23 de setembro)

Programação:

8h-9h
Credenciamento e Café de Boas-vindas

9h
Abertura
– André Pepitone da Nóbrega | Presidente da ARIAE e Diretor-Geral da ANEEL
– Carlos Ivan Simonsen Leal| Presidente FGV
– Andrés Romero | Diretor da Escola de Regulação da ARIAE da PUC Chile
– Leonam dos Santos Guimarães | Diretor-Presidente da Eletronuclear
– Roberto Ardenghy | Diretor de Relacionamento Institucional da Petrobrás
– Gustavo Montezano | Presidente do BNDES
– Bento Albuquerque | Ministro de Estado de Minas e Energia

10h
Painel 1 | Integração energética nos países Ibero-americanos

Moderador: Carlos Quintella | FGV

– Joaquim Silva e Luna | Diretor Geral da Itaipu Binacional – Revisão do Anexo C
– Alex Giacomelli da Silva | Chefe do Departamento de Promoção de Energia, Recursos Minerais e Infraestrutura do MRE – Cenários de integração enérgica na região latino-americana
– Ariel Yepez | Chefe de Divisão de Energia do BID – Projetos no âmbito regional
– Bernardo Perseke | Diretor Presidente da Gás Natural Açu – O Gás Natural como vetor de integração regional

11h10 – 11h40
Perguntas e Debate

11h40 – 14h
Almoço

14h
Painel 2 | Desafios da abertura de mercado no cenário de transição energética

Moderador: Gustavo de Marchi | FGV

– Ricardo Cyrino | Secretário de Energia Elétrica do MME – Competitividade das fontes na expansão do Mercado Livre no Brasil
– Thiago Barral | Presidente da EPE – Perspectiva para o mercado de lastro no Brasil
– Luis Jesus Sanchez | Secretário-Executivo da ARIAE – Experiência da integração dos mercados Europeus: Espanha e Portugal.
– Luiz Barroso | Presidente do PSR – A transição energética e a abertura do Mercado Livre: Panorama internacional

15h – 15h30
Perguntas e Debate

15h30 – 16h
Coffee Break

16h
Painel 3 | Integração energética dos mercados de Gás e Energia Elétrica

Moderador: Joísa Dutra | FGV

– André Pepitone da Nóbrega | Diretor Geral da ANEEL e Presidente da ARIAE – Desafios da harmonização regulatória: Energia Elétrica
– José Cesário Cecchi | Diretor da ANP – Desafios da harmonização regulatória: Gás Natural
– Andrés Romero | Diretor da Escola Ibero-americana de Regulação da ARIAE no Chile – A experiência chilena na integração dos mercados de Gás e Energia Elétrica
– Gustavo Labanca | Diretor-Presidente da Transportadora Associada de Gás S.A (TAG) – Modelos de negócio integrados

17h-17h30
Perguntas e Debates

17h30
Encerramento
– André Pepitone da Nóbrega| Presidente da ARIAE e Diretor-Geral da ANEEL

set
30
seg
2019
2º Workshop da Rede de Biocombustíveis @Rio de Janeiro-RJ
set 30 – out 3 dia inteiro
out
1
ter
2019
Cerimônia de lançamento do Plano Agronordeste @Brasília/DF
out 1@17:00
out
8
ter
2019
Seminário “Cidades Inteligentes, Humanas e Sustentáveis” @Brasília/DF
out 8@09:00 – 18:00

Proposto pelo Grupo de Estudos Cidades Inteligentes do CEDES e pela Subcomissão Especial Cidades Inteligentes da CDU, o evento será realizado no dia 8 de outubro de 2019, terça-feira, das 9h00 às 18h00, no Auditório NEREU RAMOS, Câmara dos Deputados, Anexo 2.

O estudo é motivado pela relevância do tema, que traz diversos novos conceitos e instrumentos capazes de gerar inovação e melhorias para cidades e cidadãos brasileiros. Seus objetivos envolvem a coleta de informações com a maior variedade possível de atores e especialistas, a fim de aprofundar o conhecimento do tema no Brasil, identificar as problemáticas existentes e elaborar propostas de soluções. O estudo está dividido nos seguintes eixos:

  • Uso de tecnologias inteligentes e sensitivas;
  • Sustentabilidade;
  • Sociedade inovadora e altamente qualificada;
  • Governança mediada por tecnologia e participação cidadã;
  • Economia baseada em conhecimento.

O seminário será composto por 4 painéis, referentes aos eixos supramencionados.

Painel 1 – Uso de tecnologias inteligentes e sensitivas

Este painel tem como foco o uso de tecnologia em cidades inteligentes

Painel 2 – Sociedade inovadora e altamente qualificada

Este painel trata da educação e capacitação dos munícipes, da formação para as mudanças de paradigma que estamos vivendo, tanto do ponto de vista da formação dos alunos quanto da formação dos professores. Ressaltamos aqui as dificuldades que as empresas da economia digital enfrentam para a contratação de mão-de-obra qualificada, como faltam profissionais e cursos e a realidade do analfabetismo funcional. Nesse eixo abordaremos as necessidades e desafios de se educar nossa sociedade para as mudanças econômicas, sociais e na organização do trabalho

Painel 3 – Governança mediada por tecnologia e participação cidadã

Este painel trata dos potenciais benefícios e riscos que a governança digital possui na construção de cidades inteligentes. Algumas questões de grande interesse são:

  • Como a governança digital tende a modificar as formas de funcionamento e estrutura dos governos e transformar a forma de relacionamento entre governos e sociedade;
  • Como a governança digital pode contribuir na construção de ambientes favoráveis à inovação e à implementação de novos modelos de negócios;
  • Benchmarks nacionais e internacionais em projetos de governança digital.

Painel 4 – Sustentabilidade ambiental, econômica e financeira

Neste Painel pretende-se discutir formas de dar perenidade aos projetos e orçamentos, assim como o desenvolvimento de soluções que estejam em equilíbrio com o meio ambiente e busquem diminuir o uso de recursos naturais.

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos é um órgão técnico-consultivo, vinculado à Presidência da Câmara dos Deputados, composto por 23 parlamentares, os quais têm a atribuição de propor uma agenda de atividades e conduzir estudos estratégicos para o Brasil, desenvolvidos com o apoio da Consultoria Legislativa. O trabalho do Colegiado é dedicado a análise, discussão e prospecção de temas de caráter inovador ou com potencial de transformar as realidades econômica, política e social do nosso país.

O evento é aberto ao público. É possível fazer inscrição prévia pelo link, mas não é necessário.

A Câmara fornecerá certificado de participação, para quem solicitar. Também haverá transmissão ao vivo pelo portal e-democracia, permitindo que pessoas de fora possam fazer perguntas, as quais serão respondidas dentro do possível. Link para acesso ao portal.

Os convidados presentes poderão participar do debate público após a apresentação dos palestrantes de cada painel. Espera-se uma contribuição relevante dos palestrantes e do público presente para subsidiar a publicação que será apresentada ao final do estudo.

out
9
qua
2019
Café da Manhã da Frente Parlamentar da Bioeconomia @Brasília/DF
out 9@08:00
out
10
qui
2019
Seminário Desafios e Oportunidades para a Agricultura na América Latina @Rio de Janeiro-RJ
out 10 – out 11 dia inteiro

Nos dias 10 e 11 de outubro, o Rio de Janeiro vai receber renomados especialistas do setor agrícola nacional e internacional, que discutirão os desafios e oportunidades para a agricultura na América Latina. O seminário “Desafios e Oportunidades para a Agricultura na América Latina” é promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Fundação Getúlio Vargas (FGV). A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e o Sistema de Informações de Mercado Agrícola do G20 (Amis), em parceria com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), também estão na realização do encontro.

WordPress Theme built by Shufflehound. União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene - Ubrabio - Todos os direitos reservados |SHIS QL 12, Conjunto 07, Casa 05 - Brasília, DF 71630-275 |Telefone (61) 2104-4411 - E-mail: faleconosco@ubrabio.com.br | Desenvolvido por Svarmo Digital
USABrazil