A 62ª Reunião do Fundo Comum de Commodities (CFC), da Organização das Nações Unidas (ONU), acontece na sede do CFC, em Amsterdam (Holanda). Na pauta, a análise de pedidos de apoio para projetos de desenvolvimento com commodities que tenham elevado impacto socioeconômico nas regiões dos investimentos, visando sempre os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas. Os projetos são analisados pelo Conselho Consultivo da organização, composto de 9 especialistas indicados e aprovados pelos 104 países membro do Fundo.
OBJETIVO: Obter subsídios e informações adicionais sobre a minuta de Resolução que regulamenta o novo Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis – PMQC.
- Aviso de Consulta Pública nº 16/2018, publicado no DOU de 4/7/2018
- Aviso de Consulta Pública nº 16/2018 na íntegra, com os procedimentos para participação
- Minuta de Resolução, que regulamenta o novo Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis – PMQC
- Nota técnica nº 48/2018/SBQ/RJ
- Formulário de inscrição da Audiência Pública
- Formulário de Comentários e Sugestões da Consulta Pública
- Período da Consulta Pública: 30 (trinta) dias, de 5/7/2018 a 3/8/2018
- Data da Audiência Pública: 23/8/2018, das 9h30 às 12h30
- Unidade responsável: Superintendência de Biocombustíveis e Qualidade de Produtos (SBQ)
Introdução aos conceitos e fundamentos da bioenergia moderna, fatores de estímulo e evolução do mercado de biocombustíveis aeronáuticos, matérias-primas e processos de fabricação. O conceito “drop-in biofuel” e suas implicações, sistema de certificação de biocombustíveis aeronáuticos, aspectos econômicos, ambientais e implicações do CORSIA (Carbon Offsetting and Reduction Scheme for International Aviation), perspectivas globais e iniciativas no Brasil.
Palestra com o engenheiro Luiz A. Horta Nogueira – professor, pesquisador e consultor em Estudos Energéticos (CEPAL, PNUD, FAO, BID, entre outras instituições)
No dia 18 de julho, ocorrerá, em Brasília, o Fórum de Mobilidade ANPTrilhos, evento que reunirá pré-candidatos à Presidência da República, representantes do setor de transporte, especialistas do setor metroferroviário do Brasil e do exterior, autoridades e governadores para debater e propor ações para a ampliação e a modernização da rede de transporte de passageiros sobre trilhos do Brasil.
A 4ª edição Global Agribusiness Forum tem como tema “A ciência do campo a serviço do planeta: A ação é agora”. O encontro internacional que reúne os maiores expoentes da agricultura mundial, para debater o agronegócio e buscar soluções para desafios enfrentados pela humanidade para se desenvolver socioeconomicamente e preservar o meio ambiente.
A reunião discutirá as Medidas de Adaptação por setor, os procedimentos que serão adotados para a revisão das Ações de Curto Prazo e fará informes sobre o Projeto MRV.
Agenda:
- Abertura: Alfredo Sirkis
- Informes sobre o Projeto MRV
- Discussão sobre procedimentos para a revisão das Ações de Curto Prazo
- Discussão sobre as medidas de adaptação
-
- Medidas transversais
- Medidas setoriais: Energia e indústria
- Medidas setoriais: Florestas/biodiversidade e Agricultura/pecuária
- Medidas setoriais: Transporte e logística
- Medidas setoriais: Cidades e resíduos
- Medidas setoriais: Águas
- Medidas setoriais: Saúde
Em anexo está a parte final do documento “Proposta Inicial para a Implementação da NDC brasileira” que trata das medidas de adaptação, para orientar as discussões sobre o tema.
O Workshop será realizado nas dependências do Parque Tecnológico de Piracicaba, no período de 25 a 26/07/2018. Tem como foco reunir profissionais que atuam na produtiva do setor sucroenergético e áreas correlatas, com o objetivo de disseminar novas tecnologias, discutir os principais desafios do momento e apresentar as tendências.