No dia 24 de maio de 2017, instituições de pesquisa, empresas privadas do setor produtivo e consumidor e instituições governamentais se reuniram em Brasília-DF para o lançamento da Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Renováveis para Aviação (RBQAV). O evento fez parte da programação do seminário “Biodiesel e Bioquerosene: sustentabilidade econômica e ambiental” promovido pela União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), no Auditório do CNPq (SHIS QI 1 Conjunto B – Lago Sul, Brasília-DF).

 

A estruturação de uma rede de pesquisa em biocombustíveis de aviação começou a ser articulada em 2016 por pesquisadores de diversas universidades brasileiras, com o objetivo de fomentar a realização de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação no setor por meio de parcerias entre academia, indústria e governo.

 

A proposta da RBQAV é dar suporte à criação de políticas públicas e às ações viabilizadoras para a produção de bioquerosene e hidrocarbonetos renováveis, contribuindo para redução das emissões do mercado de aviação civil a partir de 2020, alinhada às metas da NDC brasileira e de crescimento neutro do setor, conforme os acordos internacionais dos quais o Brasil é signatário (CORSIA).

 

A iniciativa é fruto do diálogo entre os pesquisadores Donato Aranda (UFRJ/Ubrabio), Nataly Albuquerque dos Santos (UFPB) e Amanda Duarte Gondim (UFRN), MME, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) e representantes da iniciativa privada, liderados pela Ubrabio.