Quarta-feira, 27 de abril de 2022.

 

A União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) recebeu com otimismo a declaração do ministro de Minas e Energia (MME), Bento Albuquerque, que afirmou, em recente viagem à Índia, que o Brasil irá retomar a trajetória de avanço da mistura de biodiesel, alcançando o patamar de 15% (B15) em março de 2023. Atualmente, a mistura está em 10%, abaixo dos 14% (B14) previstos para 2022 por resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

Em carta enviada ao MME nesta quarta-feira, 27/04, o presidente da Ubrabio, Juan Diego Ferrés, parabenizou o ministro Bento Albuquerque pelo compromisso assumido de retomar a política de misturas do biodiesel ao diesel mineral e lembrou que o setor está preparado para atender a produção necessária para que se cumpram as metas do CNPE. “Temos convicção que o Setor de Biodiesel, que se encontra com uma ociosidade superior a 50% de sua capacidade, está pronto para atender imediatamente o B11 e, na sequência, misturas intermediárias crescentes para alcançarmos o B15, em março de 2023”, diz a carta.

A Ubrabio sugeriu ao ministro que conduza junto ao CNPE o restabelecimento de um cronograma, com a brevidade possível, que permita o quanto antes o planejamento e retorno da evolução do incremento da mistura de biodiesel, sem qualquer sobressalto. Segundo a carta da Ubrabio, a manifestação de que o país alcançará o B15 em março de 2023 abre uma janela de oportunidades na trajetória de longo prazo para o Brasil. Para isso, porém, a política de misturas do biodiesel deve estar alicerçada na “previsibilidade e no gradualismo”, “fatores essenciais para consolidação de oportunidades econômicas com geração de empregos, renda e sustentabilidade social agregada à ambiental”.

Leia na íntegra o ofício da Ubrabio encaminhada ao MME.